MEC confirma suspensão no pagamento do Pé-de-Meia e preocupa beneficiários

O período de férias escolares não será tão feliz para os jovens que estão inscritos no Pé-de-Meia. Isso porque, o MEC (Ministério da Educação) confirmou ao FDR a situação que as famílias tanto temiam: vai haver suspensão do benefício para todos os jovens no mês de julho. 

pé-de-meia
MEC confirma suspensão no pagamento do Pé-de-Meia e preocupa beneficiários
(Foto: FDR)

Ao ser questionado pelo FDR sobre a possibilidade de pagamento do Pé-de-Meia em julho, enquanto ocorre o recesso escolar, o MEC respondeu com o calendário de depósitos do ano todo. De fato não há programação para transferências neste mês. 

Por que não vai ter pagamento do Pé-de-Meia em julho?

O MEC não esclareceu com detalhes os motivos pelos quais o pagamento do Pé-de-Meia será cessado em julho, mas como já era previsto, tem haver com a pausa das aulas.

Como o valor de R$ 200 pago em nove parcelas é relativo a frequência escolar acima de 80% no mês, sem que os alunos estejam na escola é impossível que o sistema contabilize a frequência dos mesmos. Logo, todos ficam sem receber. 

Chama atenção, porém, o fato do governo federal ter enfatizado em seu canal no WhatsApp que o pagamento do Pé-de-Meia no calendário de junho foi referente a frequência escolar em abril. Diante disso, em julho o pagamento não deveria ser relativo a presença nas aulas de maio?

Próximo pagamento do Pé-de-Meia

O calendário de pagamentos do Pé-de-Meia de junho terminou em 1º de julho, agora o próximo depósito no Caixa Tem acontece apenas em agosto. 

Os valores são transferidos na poupança social por ordem de nascimento:

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: 26 de agosto;
  • Nascidos em março e abril: 27 de agosto;
  • Nascidos em maio e junho: 28 de agosto; 
  • Nascidos em julho e agosto: 29 de agosto;
  • Nascidos em setembro e outubro: 30 de agosto;
  • Nascidos em novembro e dezembro: 2 de setembro. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com