Depois de solicitar o benefício trabalhista, muitas pessoas questionam se o seguro desemprego cai no Caixa Tem. Isso porque, algumas delas não possuem uma conta poupança social e temem ficar sem receber o benefício por conta disso.
Além do fato que o seguro desemprego cai no Caixa Tem, o governo tem modernizado outros pontos do benefício trabalhista. Por exemplo, desde 2020 o trabalhador consegue solicitar a liberação das parcelas de maneira online, sem atendimento presencial.
Basta baixar o App Carteira de Trabalho Digital e solicitar o benefício, a análise demora cerca de 30 dias. Com a aprovação são pagas de três a cinco parcelas, dependendo de quantos meses foram trabalhados antes da demissão sem justa causa.
O benefício é de no mínimo 1 salário mínimo e será calculado com base nas três últimas remunerações do trabalhador. A quantia começa a ser paga também em até 30 dias após a aprovação, e será responsável por amparar o cidadão financeiramente.
Quem tem direito de receber o seguro desemprego?
O pagamento do seguro desemprego, independente do banco, é feito para o trabalhador das seguintes categorias:
- Trabalhador formal e doméstico, em virtude da dispensa sem justa causa, inclusive dispensa indireta;
- Trabalhador formal com contrato de trabalho suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador;
- Pescador profissional durante o período do defeso;
- Trabalhador resgatado da condição semelhante à de escravo.
Além disso, será preciso atender a critérios como:
- Tiver sido dispensado sem justa causa;
- Estiver desempregado, quando do requerimento do benefício;
- Ter recebido salários de pessoa jurídica ou pessoa física equiparada à jurídica (inscrita no CEI) relativos a:
- pelo menos 12 (doze) meses nos últimos 18 (dezoito) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da primeira solicitação;
- pelo menos 9 (nove) meses nos últimos 12 (doze) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da segunda solicitação; e
- cada um dos 6 (seis) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando das demais solicitações;
- Não possuir renda própria para o seu sustento e de sua família;
- Não estiver recebendo benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente.
Seguro desemprego cai no Caixa Tem?
Nem sempre! Isso porque, não são todos os trabalhadores vão receber o seguro desemprego pela Caixa Econômica. O cidadão tem o direito tem o direito de escolher por onde quer receber, se pela Caixa ou por outro banco.
Quando é solicitada a transferência para outra instituição bancária, ela é feita por meio de TED (Transferência Eletrônica de Valores). O dinheiro só caí na conta do Caixa Tem quando:
- quando o trabalhador não informa nenhuma conta para receber e também não tem conta corrente neste banco.
Neste caso o pagamento é feito automaticamente em uma conta poupança aberta em nome do cidadão, por meio do seu número do CPF. Basta baixar o App e fazer login criando uma senha para receber.
Como abrir conta no Caixa Tem
O seguro desemprego cai no Caixa Tem automaticamente para quem não informou outra conta bancária, ou que escolheu receber o benefício pela poupança social. A conta é criada pela Caixa de forma automática, para o primeiro login basta:
- Acessar o App Caixa Tem e clicar em “Entrar”;
- Informar o número do seu CPF;
- Clicar em “Criar conta”;
- Preencha todos os dados necessários e crie sua senha numérica;
- Ao acessar o App clique em “Liberar acesso”.
Como pedir para o seguro desemprego cair no Caixa Tem?
Quem já tem uma conta poupança social e gostaria que o seguro desemprego caia no Caixa Tem, pode solicitar esse repasse ao Ministério do Trabalho. Basta informar os seus dados bancários desta conta no momento de solicitação do benefício.
Funciona assim:
- Acesse o App Carteira de Trabalho Digital e faça login;
- Clique em “Benefícios” e em seguida “Seguro-desemprego”;
- Agora, escolha “Solicitar”;
- Preencha todos os campos: dados pessoais, vínculos e dados bancários;
- Em dados bancários preencha os campos com o banco sendo a Caixa, o tipo de conta sendo poupança, informando a agência e o número da conta;
- Confirme e aguarde a aprovação e liberação do dinheiro.
Para alterar ou excluir os dados bancários informados em seu requerimento de Seguro Desemprego, será necessário atendimento presencial no PAT (Ponto de Atendimento ao Trabalhador).
A possibilidade de incluir onde quer receber as parcelas começou em 2020, antes da medida, o benefício somente podia ser pago por meio de: depósito em conta poupança ou conta simplificada para correntistas da Caixa Econômica Federal.
Também era possível receber por uso do Cartão Cidadão, com saque nos caixas eletrônicos de autoatendimento deste banco; ou ainda presencialmente, nas agências da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação civil.