Chegou o dia de pagamento, mas o Bolsa Família não caiu no Caixa Tem? Caso de fato tenha direito ao benefício o problema pode estar na sua conta poupança social. Neste caso será preciso buscar outras formas de receber o seu auxílio financeiro.
Não é preciso se desesperar se percebeu que o Bolsa Família não caiu no Caixa Tem, existem outras formas de receber o auxílio social. O pagamento é feito uma vez por mês e sempre nos dez últimos dias úteis do mês.
O calendário é organizado com base no NIS (Número de Identificação Social) do titular, sendo que a cada dia um grupo diferente é beneficiado. O banco pagador oficial do benefício é a Caixa Econômica Federal, desde 2003 quando o programa foi criado.
Antes da criação do Caixa Tem, em 2020, a Caixa liberava o benefício apenas pelo cartão magnético que permitia o saque em caixa eletrônico. Agora, o cidadão consegue movimentar a quantia de maneira online pelos recursos da conta poupança.
Para saber se o seu benefício está liberado basta acessar o App do Bolsa Família, se o problema for apenas no aplicativo é fácil de resolver.
O que fazer se o Bolsa Família não caiu no Caixa Tem?
Se o Bolsa Família não caiu no Caixa Tem, mas foi liberado para o trabalhador, existem outras opções para receber o benefício. A forma mais simples é a movimentação online, pela conta poupança social, porque evita as longas filas nas agências bancárias.
Mas, como o dinheiro não está na poupança o titular precisa achar outras formas de recebê-lo, neste caso terá que:
- Fazer o saque pessoalmente em uma agência da Caixa – usando o cartão do programa ou documento com foto;
- Fazer o saque pessoalmente em uma casa lotérica – usando o documento com foto.
O que pode atrapalhar o Bolsa Família para não cair no Caixa Tem?
Existem algumas questões as quais bloqueiam o pagamento e impedem o Bolsa Família de cair no Caixa Tem. Neste caso, estamos considerando que a quantia foi aprovada e que o grupo tem direito ao auxílio, apenas não consegue recebê-lo pela conta social.
Diante deste caso o titular do benefício, ou seja, o responsável pela família, precisa procurar soluções que podem estar bloqueando o benefício na sua conta poupança. Para achar a solução identifique o problema que pode ser:
- Divergência nos dados bancários do titular;
- Bloqueio da conta poupança;
- Erro no aplicativo;
- Falta de conexão com a internet;
- Falha no sistema da Caixa Econômica;
- Login no Caixa Tem em outro aparelho celular.
Para resolver o problema e voltar a receber de forma online procure o banco e leve seu celular para resolver.
Pode receber o Bolsa Família em outra conta fora o Caixa Tem?
Não! Todo beneficiário do Bolsa Família tem uma conta no Caixa Tem aberta automaticamente em seu nome. A partir disso deve movimentar a quantia pelo aplicativo, ou receber o benefício em mãos procurando uma agência da Caixa.
Caso seu banco de confiança e movimentação de valores seja outro, o cidadão deve acessar o App do Caixa Tem e transferir o benefício para a conta que desejar seja de sua titularidade ou não.
Como movimentar o Bolsa Família pelo Caixa Tem?
Quando percebe que o Bolsa Família não caiu no Caixa Tem o cidadão precisa procurar outra forma de receber. Mas, se no dia previsto pelo calendário o dinheiro estiver na conta, o cidadão tem uma série de benefícios.
Além de evitar o comparecimento na agência ainda é possível:
- PIX;
- Transferência;
- Pagamento de boleto;
- Recarga de celular;
- Cartão de débito virtual;
- Leitura de QR Code em maquininha;
- Saque sem cartão nos caixa eletrônicos ou lotéricas;
- Transferência entre contas.