Bolsa família não caiu no Caixa tem mas está liberado: o que fazer?

Chegou o dia de pagamento, mas o Bolsa Família não caiu no Caixa Tem? Caso de fato tenha direito ao benefício o problema pode estar na sua conta poupança social. Neste caso será preciso buscar outras formas de receber o seu auxílio financeiro. 

bolsa família
Bolsa família não caiu no Caixa tem mas está liberado: o que fazer?
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Não é preciso se desesperar se percebeu que o Bolsa Família não caiu no Caixa Tem, existem outras formas de receber o auxílio social. O pagamento é feito uma vez por mês e sempre nos dez últimos dias úteis do mês.

O calendário é organizado com base no NIS (Número de Identificação Social) do titular, sendo que a cada dia um grupo diferente é beneficiado. O banco pagador oficial do benefício é a Caixa Econômica Federal, desde 2003 quando o programa foi criado. 

Antes da criação do Caixa Tem, em 2020, a Caixa liberava o benefício apenas pelo cartão magnético que permitia o saque em caixa eletrônico. Agora, o cidadão consegue movimentar a quantia de maneira online pelos recursos da conta poupança. 

Para saber se o seu benefício está liberado basta acessar o App do Bolsa Família, se o problema for apenas no aplicativo é fácil de resolver. 

O que fazer se o Bolsa Família não caiu no Caixa Tem?

Se o Bolsa Família não caiu no Caixa Tem, mas foi liberado para o trabalhador, existem outras opções para receber o benefício. A forma mais simples é a movimentação online, pela conta poupança social, porque evita as longas filas nas agências bancárias. 

Mas, como o dinheiro não está na poupança o titular precisa achar outras formas de recebê-lo, neste caso terá que:

  • Fazer o saque pessoalmente em uma agência da Caixa – usando o cartão do programa ou documento com foto;
  • Fazer o saque pessoalmente em uma casa lotérica – usando o documento com foto. 

O que pode atrapalhar o Bolsa Família para não cair no Caixa Tem?

Existem algumas questões as quais bloqueiam o pagamento e impedem o Bolsa Família de cair no Caixa Tem. Neste caso, estamos considerando que a quantia foi aprovada e que o grupo tem direito ao auxílio, apenas não consegue recebê-lo pela conta social. 

Diante deste caso o titular do benefício, ou seja, o responsável pela família, precisa procurar soluções que podem estar bloqueando o benefício na sua conta poupança. Para achar a solução identifique o problema que pode ser:

  • Divergência nos dados bancários do titular;
  • Bloqueio da conta poupança;
  • Erro no aplicativo;
  • Falta de conexão com a internet;
  • Falha no sistema da Caixa Econômica;
  • Login no Caixa Tem em outro aparelho celular. 

Para resolver o problema e voltar a receber de forma online procure o banco e leve seu celular para resolver. 

Pode receber o Bolsa Família em outra conta fora o Caixa Tem?

Não! Todo beneficiário do Bolsa Família tem uma conta no Caixa Tem aberta automaticamente em seu nome. A partir disso deve movimentar a quantia pelo aplicativo, ou receber o benefício em mãos procurando uma agência da Caixa.

Caso seu banco de confiança e movimentação de valores seja outro, o cidadão deve acessar o App do Caixa Tem e transferir o benefício para a conta que desejar seja de sua titularidade ou não. 

Como movimentar o Bolsa Família pelo Caixa Tem?

Quando percebe que o Bolsa Família não caiu no Caixa Tem o cidadão precisa procurar outra forma de receber. Mas, se no dia previsto pelo calendário o dinheiro estiver na conta, o cidadão tem uma série de benefícios. 

Além de evitar o comparecimento na agência ainda é possível:

  • PIX;
  • Transferência;
  • Pagamento de boleto;
  • Recarga de celular;
  • Cartão de débito virtual;
  • Leitura de QR Code em maquininha;
  • Saque sem cartão nos caixa eletrônicos ou lotéricas;
  • Transferência entre contas. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com