Prazo para atualizar dados de saúde e manter o Bolsa Família foram atualizados

Os responsáveis por famílias que possuem crianças até 7 anos de idade devem se apressar para atualizar os dados de saúde. Essa é uma obrigação de todos que recebem o Bolsa Família e critério decisivo que inclusive pode ser responsável por cortar o pagamento do benefício. 

bolsa família
Prazo para atualizar dados de saúde e manter o Bolsa Família foram atualizados
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A atualização de dados de saúde é uma das condicionalidades do programa Bolsa Família. Vale para grupos em que há dependentes de até 7 anos. Neste caso, o titular do benefício, no caso a mãe ou pai da criança, deve leva-lo até o posto de saúde para o acompanhamento nutricional. 

Como funciona a atualização de dados de saúde no Bolsa Família?

A atualização dos dados de saúde para beneficiários do Bolsa Família é feita em um posto de saúde do município, também pode ocorrer na secretaria de saúde, vale perguntar na cidade onde mora. O processo ocorre uma vez por semestre, ou seja, duas vezes ao ano. 

Não é necessário agendar consulta médica ou ir até o pronto socorro, neste caso a recomendação é procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde). Ao apresentar um documento com foto e solicitar o acompanhamento nutricional da criança será feito:

  • Medição do peso da criança;
  • Medição da altura da criança. 

Esses dados serão inclusos no cadastro da família e serve para garantir que o menor está dentro do peso e altura ideal para sua idade. 

Quando deve ser feita a atualização de dados de saúde?

O titular do Bolsa Famíliaresponsável pelo grupo, é obrigado a fazer a atualização dos dados de saúde dos seus dependentes de até 7 anos de idade. Caso descumpra o prazo terá o seu benefício bloqueado até que o procedimento seja novamente realizado. 

Os prazos são:

  • Até junho para a primeira atualização (prorrogado até a primeira semana de julho);
  • Até dezembro para a segunda atualização.

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com