Transporte público: confira a lista e regras de quem pode solicitar passagens grátis em SP

O governo do estado de São Paulo lançou uma iniciativa que vai ajudar a população, o transporte público. Para aproveitar esse benefício é necessário ter a credencial que pode ser emitida gratuitamente. Veja as regras e como aproveitar.

Transporte público: confira a lista e regras de quem pode solicitar passagens grátis em SP (Imagem: FDR)

Você pode estar perdendo um importante benefício que vai te ajudar a se locomover em São Paulo. O transporte gratuito é oferecido pelas empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM). Isso significa que é possível fazer viagens gratuitas na CPTM, EMTU e no Metrô.

Transporte público gratuito em São Paulo

O governo do estado de São Paulo criou essa iniciativa para ajudar a população que está em busca de um emprego. Afinal, muitas vezes essas pessoas não têm condições de pagar as passagens.

O acesso gratuito fica liberado por 90 dias, tempo hábil para o cidadão utilizar o sistema de transporte e ir em busca de uma vaga de emprego. O benefício é voltado ao trabalhador demitido a no mínimo 30 dias e no máximo180 dias.

Apenas os cidadãos que possuem a credencial podem aproveitar essa vantagem. 

Passagem gratuita no sistema de trilhos

A mesma Credencial para Trabalhadores Desempregados no sistema de trilhos dá acesso integrado gratuito à CPTM e ao Metrô. O documento pode ser emitido gratuitamente na estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM, com atendimento de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 16h.

A solicitação é feita com apresentação dos seguintes documentos: RG (ou outro documento oficial com foto); CPF; carteira de trabalho física ou digital (constando o desligamento do funcionário); documento de rescisão.

A credencial só pode ser emitida uma única vez e não pode ser renovada. No momento de ingresso no sistema de transporte é necessário apresentar a credencial e a carteira de trabalho ao fiscal.

Para mais informações, entre em contato com o órgão responsável pelo número 0800 055 0121.

Gratuidade nos ônibus intermunicipais

A gratuidade na EMTU é voltada a quem reside ou trabalhou no último registro na região do ABC paulista tem direito ao benefício. Na região de São Mateus e Jabaquara, na capital, e no município de Mauá, no ABC, vale apenas para quem reside nas proximidades do Corredor Metropolitano ABD. 

Para ter a gratuidade é necessário estar desempregado há mais de 2 meses e há menos de 6 meses desempregado.

Nesse caso a carteira tem validade de 28 dias corridos e pode ser solicitada pelo telefone: 4341-1175, de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h. 

Após a solicitação será necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Carteira de trabalho (se o último registro constar na carteira online digital, é necessário apresentar o contrato de trabalho impresso com data de admissão e demissão juntamente com a carteira física); 
  • Comprovante de residência em nome do solicitante (original e atual); 
  • Carteira de identidade ou CNH (original), 
  • Rescisão de contrato com a homologação/quitação (original assinado e carimbado).
Transporte público: confira a lista e regras de quem pode solicitar passagens grátis em SP (Imagem: FDR)

Auxílio de R$ 540 para desempregados

O estado também oferece um auxílio mensal de R$ 540, também para os desempregados; o valor é pago por cinco meses. O Bolsa Trabalho ajuda os cidadãos na reinserção no mercado de trabalho.

Para isso eles recebem curso gratuito de qualificação e realizam serviços de manutenção em órgãos públicos estaduais. Esses serviços podem ser de pintura, manutenção hidráulica, entre outros.

Para participar é necessário atender aos seguintes requisitos:

  • Morar em uma das cidades do estado de São Paulo há pelo menos dois anos;
  • Estar na situação de desempregado e não receber Seguro-Desemprego ou qualquer outro programa assistencial;
  • Ter renda mensal até meio salário-mínimo por pessoa.

Os pagamentos são feitos através do Cartão Bolsa do Povo, usado também para o saque dos valores dos outros programas do governo de São Paulo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site Bolsa do Povo.,

Segundo a colunista especialista Lila Cunha, o governo federal realizou atualizações no Seguro-Desemprego neste ano, clique aqui e confira quais são elas.

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.