O Banco Central do Brasil anunciou recentemente a falência de duas instituições financeiras, gerando preocupação entre investidores e clientes. Assim, o BRK Financeira e o PortoCred declararam oficialmente falência, cada um seguindo um caminho de liquidação extrajudicial.
A BRK Financeira, por exemplo, enfrentava graves problemas de gestão e descumprimento de normas legais. Já a PortoCred também foi alvo de liquidação extrajudicial pelo Banco Central devido a sua situação financeira precária. Em ambos os casos, a liquidação extrajudicial tem o objetivo de organizar o pagamento de credores e recuperar ativos.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Banco Central, confira.
O que fazer se você for cliente?
A falência das instituições afeta diretamente aqueles que possuíam títulos de crédito na BRK e na PortoCred. Com isso, o FGC (Fundo Garantidor de Crédito) está orientando os clientes sobre os procedimentos para tentar recuperar seus investimentos, além disso é necessário buscar informações com o Banco Central para entender os próximos passos e proteger seus interesses financeiros.
Assim, é essencial seguir alguns passos para proteger seus ativos e minimizar os impactos:
- Entre em contato com o banco: Embora os bancos estejam em processo de falência, os canais de atendimento ao cliente devem continuar operando temporariamente. Entre em contato para obter orientações específicas sobre suas contas e procedimentos a seguir;
- Acesse o FGC: o FGC garante até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ por instituição financeira. Visite o site do FGC para verificar a cobertura de seus depósitos e iniciar o processo de reembolso;
- Monitore informações oficiais: fique atento aos comunicados do Banco Central e do FGC para obter atualizações sobre o processo de falência e os passos a seguir.