Idosos com idade entre 60 a 64 recebem novo benefício; confira novidade

Com o objetivo de promover a inclusão social e a qualidade de vida dos idosos, o Governo Federal expandiu o benefício da gratuidade no transporte público para a faixa etária entre 60 e 64 anos

Idosos com idade entre 60 a 64 recebem novo benefício; confira novidade. (Imagem: FDR)

Essa iniciativa, além de ampliar a mobilidade, demonstra o compromisso com o bem-estar e a participação ativa dessa parcela significativa da população.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre a Carteira do Idoso, confira.

Gratuidade de transporte público

A gratuidade no transporte público pode ser conquistada com a Carteira do Idoso e vai além de facilitar o deslocamento, ela abre portas para um mundo de novas possibilidades, permitindo que os idosos:

  • Tenham acessar serviços de saúde, lazer, atividades culturais e grupos sociais com mais facilidade;
  • Realizem tarefas cotidianas com mais autonomia, contribuindo para a sua autoestima e bem-estar geral;
  • Frequentem cursos, oficinas e eventos que promovam o aprendizado contínuo e a atualização de conhecimentos.

O que é a Carteira do Idoso?

A Carteira do Idoso é um documento que favorece o acesso dos idosos a serviços gratuitos ou com desconto em diversos setores. Um dos benefícios da carteira é o acesso facilitado aos serviços de transporte interestadual, garantindo maior mobilidade a eles.

Benefícios garantidos pela Carteira do Idoso

Os idosos que possuem a Carteira do Idoso tem diversos benefícios que facilitam as atividades feitas ao longo do dia, são eles:

  • Gratuidade de pagamentos e acesso prioritário em diversos estabelecimentos;
  • Atendimento prioritário em órgãos públicos;
  • Gratuidade de viagens interestaduais feitas de ônibus;
  • Gratuidade para utilizar o transporte público.

Descontos e isenções para idosos

Além disso, os idosos também possuem outros benefícios garantidos pelo Governo Federal, são eles:

  • Tarifa Social de Energia Elétrica: com desconto proporcional ao consumo de energia do lar, ou seja, quanto menor o consumo, maior o desconto;
  • Isenção do IPTU: em alguns casos aposentados possuem isenção do pagamento do IPTU;
  • Isenção extra no Imposto de Renda: idosos com 65 anos ou mais possuem uma isenção extra na declaração do IR, assim, a isenção adicional para os aposentados permanece em R$ 1.903,98;
  • Desconto em ingressos: na área de lazer, os idosos também possuem 50% de desconto em ingressos para eventos artísticos, culturais e esportivos.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.