Mais de 5 milhões de contribuintes vão receber no 2º lote do Imposto de Renda, que abre a consulta nesta sexta, 21. Contribuintes receberão os depósitos, que somam RS 8,5 bilhões, segundo a ordem de prioridade definida pela Receita Federal.
A Receita Federal abre consulta ao 2º lote do Imposto de Renda, que tem 5.755.667 contribuintes. Os depósitos serão feitos na próxima semana. Quem não estiver nesse lote terá que aguardar o pagamento do 3º, que será feito em julho.
Nesse ano a Receita acrescentou um novo grupo entre os prioritários, os contribuintes do Rio Grande do Sul. A ação deve ajudar esses cidadãos no enfrentamento da situação de calamidade pública que se instalou no estado.
2º lote da restituição 2024
- Segundo a Receita Federal nesse segundo lote também estão inseridos os contribuintes de lotes residuais de anos anteriores.
- Ao todo serão investidos R$ 8,5 milhões para os pagamentos, primeiro para os seguintes grupos:
- 140.360 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 1.024.071 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 66.287 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 459.444 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 3.812.767 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX;
- 252.738 contribuintes que ganharam a prioridade por residirem no Rio Grande do Sul (RS).
- Vale lembrar que o valor da restituição varia entre os contribuintes, mas a previsão é de que os valores sejam maiores que os pagos no primeiro lote, entenda o porquê.
Vai receber a restituição no Banco do Brasil? A especialista do FDR, Laura Alvarenga, apresenta a novidade anunciada pelo banco.
Consulta ao 2º lote do Imposto de Renda 2024
- A consulta é feita pela internet através do site da Receita Federal.
- Basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
- No site é possível fazer uma consulta simplificada ou completa.