Embora não seja um pagamento previdenciário, o BPC (Benefício de Prestação Continuada) é depositado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). No entanto, ele possuí poucas regalias comparado aos benefícios que foram pagos por contribuição.
Quem recebe o BPC são pessoas de baixa renda, cujo rendimento familiar não ultrapassa 1/4 do salário mínimo por pessoa. Para aprovação do benefício no INSS é preciso estar inscrito no Cadastro Único, ter mais de 65 anos ou alguma doença incapacitante.
Isso significa que a dúvida se quem recebe BPC pode fazer empréstimo é porque o auxílio social é pago para quem vive em condições de menor renda. Logo, não têm direito ao 13º salário e também não deixam pensão por morte.
Quem recebe BPC pode fazer empréstimo?
Sim! Em setembro de 2023, depois que o STF (Supremo Tribunal Federal) autorizou a volta do empréstimo consignado para esse público, muitas pessoas voltaram a ter direito de contratar o crédito.
O STF precisou analisar a constitucionalidade do empréstimo para o BPC e Bolsa Família. Embora tenha decidido que nos dois programas o crédito é permitido, o governo federal proibiu que inscritos no Bolsa Família tenham acesso ao consignado.
Quem recebe BPC pode fazer empréstimo dentro das mesmas condições de quem recebe aposentadoria, ou pensão. A diferença é que para eles o limite do crédito será menor porque o seu salário é limitado a 1 salário mínimo por mês.
É preciso muita atenção, porque os criminosos usem da vulnerabilidade intelectual dos idosos para contratar crédito em seu nome sem que eles autorizem. Mas, no fim das contas, quem paga pelo dinheiro recebido pelos bandidos são os beneficiários do INSS.
Como funciona o empréstimo consignado do BPC?
Embora não possua semelhanças com os benefícios previdenciários, o empréstimo consignado pelo BPC é a única vantagem do INSS que também pode ser usufruida.
Pela ordem do STF (Supremo Tribunal Federal) esse grupo foi autorizado a contratar crédito com desconto das parcelas no seu pagamento dentro das seguintes regras:
- O beneficiário tem margem consignável de 35% do valor do seu salário (R$ 494,20 em 2024). Isto é, o quanto ele pode comprometer mensalmente para pagamento do empréstimo;
- O número de parcelas é de no máximo 84 meses, ou seja, 7 anos;
- O valor vai variar do banco em que o crédito for contratado e da margem que o cidadão tem disponível.
Quem recebe BPC pode fazer empréstimo no Bradesco, por exemplo, e em outro banco ao mesmo tempo. Para isso, deve comprometer parte da margem de 35% em uma instituição e parte em outra.
Quais as taxas de juros do empréstimo consignado do BPC nos bancos
As taxas de juros do empréstimo consignado do BPC acompanham as taxas para aposentadorias e pensões. O CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social) tem reduzido o teto de juros constantemente, a fim de acompanhar os cortes na taxa Selic.
Atualmente, os valores são de:
- Empréstimo: até 1,66% ao mês;
- Cartão consignado: 2,46% ao mês.
Consultar melhor taxa de juros do consignado do BPC
Consultando a melhor taxa de juros do consignado do BPC o cidadão pode contratar o crédito com o melhor custo.
- Acesse o Meu INSS (não precisa fazer login);
- Clique em “Taxa de empréstimo consignado”;
- Digite o nome da instituição, ou role a página para conhecer os valores.
Taxa de juros do empréstimo do BPC no Bradesco
Quem recebe BPC pode fazer empréstimo no Bradesco contando com uma taxa inferior ao teto de juros. De acordo com o site do INSS, os valores cobrados por essa instituição são de:
- Média de taxa de juros ao mês: 1,49%;
- Mínimo: 1,2%;
- Máximo: 1,65%.
A cobrança pode variar dependendo do limite que está disponível para aquele perfil de cidadão.
Como pedir empréstimo consignado do BPC no Bradesco
O pedido do consignado BPC no Bradesco é autorizado inclusive para quem não é cliente da instituição. É possível simular e contratar o crédito pelo aplicativo, ou pessoalmente na agência que possuí conta.
No App – válido para quem já é cliente
- Acesse o App do banco Bradesco e faça login;
- Clique em “Empréstimos/Consignados;
- Depois em “Meus Empréstimos”;
- Simule o valor que deseja contratar;
- Solicite a liberação do crédito.
Pessoalmente – para correntistas e não correntistas
- Compareça até o banco e peça para falar com um dos gerentes;
- Solicite o crédito consignado pelo BPC;
- Apresente: documento com foto e o número do benefício;
- O empréstimo será simulado para sua aprovação;
- Assine o contrato para contratar;
- O dinheiro vai cair na sua conta.
Lembre-se! Essa será uma dívida que vai reduzir em até 35% o valor do seu salário.