A ANEEL aprovou uma redução na tarifa de energia elétrica que vai consumidores residenciais e até empreendedores. A conta de luz mais barata será uma realizada em algumas semanas. Veja se a sua próxima fatura já poderá ser reduzida.
A ANEEL é o órgão responsável pela regulação da tarifa de energia elétrica em todo o país. Em sua última reunião, na terça-feira, 18, o órgão decidiu deixar a conta de luz mais barata para alguns brasileiros. A redução será de 0,03% e vai beneficiar centenas de consumidores.
É a Agência Nacional de Energia Elétrica quem calcula a tarifa de energia elétrica de cada área de concessão e faz a comunicação às distribuidoras. A partir disso os reajustes são aplicados uma vez por ano.
Conta de luz mais barata
- Esse reajuste já vinha preocupando muitos consumidores, que temiam pagar mais caro na conta de luz.
- Mas, pelo menos para os consumidores atendimentos pela Copel em todo o Paraná, o que vai acontecer é uma redução da tarifa.
- A redução de 0,03% será aplicada nos próximos 12 meses.
- Serão beneficiados os consumidores residenciais, profissionais liberais e pequenas empresas.
- Com essa redução os paranaenses terão uma taxa de energia abaixo da inflação, que é medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) e subiu 3,93% nos últimos 12 meses.
- Já para as grandes empresas (clientes de alta tensão) deve ser aplicado um reajuste de 0,05%.
Como é calculada a tarifa de energia elétrica?
- De acordo com a própria ANEEL o cálculo leva em consideração diferentes fatores, como:
- Custo da energia;
- Uso do sistema;
- Encargos setoriais, dentre outros componentes.
- A redução anunciada agora foi possível graças ao abatimento da tarifa créditos do PIS/Cofins gerados por uma ação judicial vencida pela Copel em 2020.
- Outro fator que gerou a redução da tarifa foi a diminuição das parcelas de empréstimo da conta Covid-19 e conta escassez hídrica.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, é possível conseguir até 100% de desconto na conta de luz.