Bolsa Família antecipado para moradores de 520 cidades; veja como ser beneficiado

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) confirmou a antecipação do Bolsa Família em 520 cidades brasileiras, divididas entre seis estados. Para os moradores destes locais não é preciso seguir o calendário regular, eles recebem o auxílio antes da data prevista no cronograma. 

bolsa família
Bolsa Família antecipado para moradores de 520 cidades; veja como ser beneficiado
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A quebra do calendário escalonado, autorizada pelo governo, permite que os beneficiários desses municípios utilizem o Bolsa Família no primeiro dia de transferências, sem a necessidade de aguardar a data indicada pelo último dígito do Número de Identificação Social (NIS).

Quem vai receber o Bolsa Família antecipado?

A principal regra para receber o Bolsa Família antecipado é morar em uma das cidades que receberam a prioridade no pagamento. Isso incluí:

  • Moradores de municípios onde foi decretada situação de calamidade pública reconhecida pelo governo federal. 

Do total de municípios contemplados, 497 são do Rio Grande do Sul, o equivalente a 95,5%. Em maio o estado viveu a maior tragédia climática da sua história, com cidades inteiras alagadas, mais de 170 mortes e milhões de pessoas desabrigadas. 

No caso do Bolsa Família, o pagamento beneficiou mais de 751 mil famílias em um investimento de R$ 511,81 milhões. Já para o Auxílio Gás, são 213,17 mil famílias em um repasse de R$ 21,74 milhões.

Estados onde o Bolsa Família foi antecipado 

Para o restante do país onde não há decreto de calamidade pública, o calendário do Bolsa Família continua normalmente, eu publiquei a ordem de pagamentos nesta matéria. Os depósitos terminam em 28 de junho. 

A antecipação foi estabelecida para os moradores de cidades com decreto de situação de emergência nos seguintes estados:

  • Roraima: cinco municípios em situação de vulnerabilidade, 14,94 mil famílias atendidas;
  • Rio Grande do Norte: um município, de Venha-Ver com 740 famílias;
  • Maranhão: doze municípios, 62,27 mil famílias;
  • Paraná: dois municípios com 516 famílias atendidas;
  • Amazonas: três municípios com 14,53 mil famílias;
  • Rio Grande do Sul: quatrocentos e noventa e sete cidades e 658.016 domicílios atendidos. 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com