O abono salarial do PIS/PASEP é uma quantia extra esperada por muitos brasileiros que trabalham em empresas privadas ou são servidores públicos. O governo federal já começou a pagar R$ 1.412 para quem tem direito ao benefício.
Esses programas, financiados pelas contribuições das empresas, têm o objetivo de ajudar os trabalhadores a contribuírem para o desenvolvimento do país. O abono é uma forma de incluir esses beneficiários, oferecendo um suporte financeiro.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a partir desta segunda-feira (17), a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco do Brasil (BB) iniciarão a liberação de aproximadamente R$ 1,9 bilhão.
Quem tem o direito de receber o abono salarial?
Para receber o PIS/PASEP em 2024, você precisa verificar se está dentro das regras para o abono salarial no ano de referência (2022). A consulta está disponível na sua Carteira de Trabalho Digital ou no portal gov.br. Ao acessar, você poderá verificar se preenche todos os critérios para receber o benefício. São eles:
-
Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos;
-
Ter trabalhado em uma empresa, por pelo menos, 30 dias no ano-base;
-
Ter recebido até dois salários mínimos;
-
Estar com dados atualizados no RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) ou no eSocial.
Calendário do PIS/PASEP
Preste atenção: neste ano, o calendário é unificado e todos receberão de acordo com o mês do seu nascimento. Anteriormente, os servidores públicos eram pagos de acordo o dígito final do número de inscrição.
Os funcionários de instituições privadas recebem o abono pela Caixa Econômica Federal, enquanto os servidores públicos recebem por meio do Banco do Brasil.
O saque está sendo liberado aos poucos, com novo grupo contemplado a cada mês. Os pagamentos dos trabalhadores nascidos em maio e junho foram disponibilizados desde o dia 15 de maio.
Confira o calendário:
Nascidos em julho e agosto: | a partir de 17/06; |
Nascidos em setembro e outubro: | a partir de 15/07 |
Nascidos em novembro e dezembro: |
a partir de 15/08. |