O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou uma nova iniciativa destinada a facilitar o acesso à aposentadoria para um número maior de brasileiros. A medida, que faz parte de um esforço contínuo para melhorar os serviços previdenciários, tem o objetivo de reduzir as barreiras enfrentadas por muitos cidadãos durante o processo de solicitação de benefícios.
Com o nome de PrevMóvel, o programa vai oferecer assistência direta às comunidades mais remotas do Brasil, onde o acesso às agências tradicionais da Previdência Social é limitado. Assim, os veículos levarão os serviços do INSS diretamente aos cidadãos.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica mais sobre o INSS, confira.
Como vai funcionar o projeto?
Com uma fase inicial de seis meses, podendo ser estendida conforme necessidade, o projeto foi oficialmente aprovado pela Portaria 1.705 do INSS, publicada no Diário Oficial da União, ampliando o acesso aos benefícios previdenciários para todos os brasileiros, independentemente de sua localização geográfica.
Após um período inicial de 90 dias, as superintendências regionais pelas quais o projeto passou, deverão elaborar um relatório com todos os detalhes, impactos e resultados que o projeto trouxe para a população local. Assim, a partir dessas avaliações o INSS irá avaliar os próximos passos do PrevMóvel, se ele será expandido, irá passar por novos locais e até mesmo se será um projeto permanente.
Benefícios do PrevMóvel
- Ampliação significativa do acesso aos serviços previdenciários em áreas remotas;
- Atendimento personalizado para pessoas em situações emergenciais e de calamidade;
- Potencial de promover inclusão social e econômica;
- Aprimoramento dos serviços do INSS.
Este projeto não facilita apenas o acesso aos serviços essenciais ligados à previdência, mas também é uma forma de mostrar o avanço na inclusão daqueles que estão em áreas mais remotas do país.