Responsável por atender milhões de famílias em todo o país, o programa do Bolsa Família realiza mensalmente um pagamento mínimo de R$ 600. Os recursos são liberados para as famílias de baixa renda que estão inscritas na iniciativa social.
Para otimizar o pagamento neste mês de junho, o Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Social anunciou a liberação antecipada do pagamento para parte dos beneficiários. Com a medida, um grupo específico poderá contar com os recursos antes do previsto.
O adiantamento tem o objetivo de garantir um atendimento prioritário para os moradores de cidades do Rio Grande do Sul que foram afetadas pelas enchentes de maio. Por isso, no estado o pagamento será realizado de forma unificada.
Na prática isso significa que os recursos serão liberados para todas as famílias já na primeira data de pagamento. Em junho, essa liberação acontecerá no dia 17. Assim como nos meses anteriores, o pagamento será feito por meio da poupança social do Caixa Tem.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, é essencial que as famílias realizem o download do aplicativo para que consigam movimentar o benefício. A plataforma está disponível para ser baixada neste link.
Já para os demais grupos, o pagamento será realizado de acordo com a ordem do Número de Identificação Social (NIS) que é recebido no momento da inscrição no CadÚnico.
Veja o calendário completo de pagamentos do Bolsa Família em junho:
- NIS final 1: pagamento no dia 17 de junho;
- NIS final 2: pagamento no dia 18 de junho;
- NIS final 3: pagamento no dia 19 de junho;
- NIS final 4: pagamento no dia 20 de junho;
- NIS final 5: pagamento no dia 21 de junho;
- NIS final 6: pagamento no dia 24 de junho;
- NIS final 7: pagamento no dia 25 de junho;
- NIS final 8: pagamento no dia 26 de junho;
- NIS final 9: pagamento no dia 27 de junho;
- NIS final 0: pagamento no dia 28 de junho.
Confira outras informações sobre o pagamento do Bolsa Família neste link.