Após prorrogação, prazo de inscrição no Enem 2024 termina em breve

O Ministério da Educação e Inep anunciaram a prorrogação do prazo de inscrição no ENEM 2024, agora o novo prazo já está no fim. Ação deve possibilitar que mais estudantes participem do exame nesse ano. Para alguns a participação é gratuita; veja como receber a isenção da taxa.

Após prorrogação, prazo de inscrição no Enem 2024 termina em breve (Imagem: FDR)

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma importante prova que possibilita o ingresso no ensino superior. As inscrições no ENEM 2024 deveriam ter sido encerradas na última semana. Mas, o MEC e o INEP decidiram pela prorrogação do prazo, que termina em poucos dias.

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio são aceitas no SiSU, Prouni e Fies, e até mesmo em universidades estrangeiras.

Enem 2024

  • Nesse ano as provas serão aplicadas em todo o país nos dias 3 e 10 de novembro.
  • Os candidatos que não tiveram a isenção precisarão pagar a taxa de R$ 85 para participarem do exame.
  • O pagamento poderá ser feito através do boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (disponível apenas em alguns bacos).
  • No caso do pagamento via Pix, ele deve ser feito com leitura do QR Code disponível no boleto.

Outra novidade, segundo a colunista do FDR, Laura Alvarenga, é o pagamento de um bônus de R$ 200 para estudantes que fizerem a prova. Clicando aqui você confere quem tem direito a esse depósito.

Como fazer a inscrição no Enem 2024?

Agora os candidatos têm até o dia 14 de junho, próxima sexta-feira, para fazerem a inscrição no exame. Basta seguir os passos abaixo:

  • O primeiro passo é acessar a Página do Participante;
  • Informe o número do seu CPF, data de nascimento e algumas informações pessoais;
  • Indique o estado e município em que pretende participar da prova;
  • Escolha a língua estrangeira, inglês ou espanhol;
  • Verifique os dados e envie uma foto;
  • Pronto, inscrição realizada.

Mas, fique de olho, os criminosos estão aproveitando esse período de inscrições para fazer vítimas através de um novo golpe.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.