Pagamentos do PIS/PASEP poderão ser em dobro após anúncio de mudanças

A economia do país está buscando formas para se recuperar e o trabalhador é um ponto essencial para auxiliar neste ponto. Assim, o Governo Federal está discutindo várias propostas para aumentar os benefícios dos trabalhadores no país e girar a economia.

Pagamentos do PIS/PASEP poderão ser em dobro após anúncio
de mudanças. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Uma das implementações estudadas é a nova proposta que pode alterar os prazos do pagamento do abono salarial do PIS/PASEP para os trabalhadores brasileiros.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o PIS/PASEP, confira.

Mudança no Abono Salarial

Atualmente, o governo Lula, juntamente com o Tribunal de Contas de Pernambuco, está avaliando uma nova medida que visa reduzir o período necessário para o recebimento do abono PIS/PASEP. A proposta pretende diminuir o prazo de dois anos do abono PIS/PASEP, atualmente exigido, para apenas um ano, facilitando o acesso do trabalhador ao benefício.

Porém, a principal questão com essa mudança é o impacto econômico que ela pode causar, já que se a nova regra for implementada em 2025 ela pode causar uma duplicidade no pagamento do benefício e um gasto de R$ 30 bilhões aos cofres públicos, comprometendo valores que poderiam ser distribuídos para outras áreas.

Quem tem direito ao saque do PIS/PASEP?

Para saber se você tem direito ao abono salarial do PIS/PASEP, você pode consultar sua Carteira de Trabalho Digital ou o portal gov.br. Ao acessar, poderá verificar se preenche todos os critérios para receber o benefício.

Para receber o abono é necessário:

  • Ter um cadastro no programa PIS/Pasep por, no mínimo, cinco anos;
  • Ter trabalhado na empresa por, pelo menos, 30 dias, no ano-base;
  • Ter recebido até dois salários mínimos no período;
  • Estar com dados atualizados no RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) ou no eSocial.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.