INSS começa a liberar pagamentos em DOBRO nesta semana

Começa a ser transferido nesta sexta-feira (24) o pagamento de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Especialmente neste mês há segurados que receberão o benefício em dobro, trata-se de uma ação emergencial para movimentar a economia. 

inss
INSS começa a liberar pagamentos em DOBRO nesta semana (Foto: FDR)

O calendário de pagamentos do INSS para maio tem início nesta sexta-feira (24) e dura até 7 de junho. No entanto, os moradores de cidades onde foi decretrada situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, poderão receber já no dia 24 independente do número do seu benefício.

Quem vai receber o pagamento do INSS em dobro?

Os moradores do Rio Grande do Sul, endereçados nas cidades em que foi decretada situação de calamidade pública, poderão receber o pagamento do INSS em dobro. Funciona assim:

  • O segurado do INSS avisa ao banco em que recebe seu benefício que deseja antecipar o salário de junho;
  • Junto com o pagamento de maio o Instituto libera o benefício do próximo mês;
  • Logo, o segurado terá acesso ao valor em dobro nesta sexta-feira (24).

Vale lembrar que a antecipação é voluntária, ou seja, apenas quem desejar receber o benefício de junho antes da data é que será beneficiado. Além disso, o banco precisava ter sido avisado para que o adiantamento acontecesse. 

Liberação do 13º salário do INSS

Além do benefício comum, também neste mês está sendo paga a segunda parcela do 13º salário do INSS. Desta vez os segurados receberão o valor restante de 50%, mas com redução do Imposto de Renda caso sejam contribuintes. 

  • 2ª parcela: 50% do valor do 13º salário para quem não tem desconto; ou
  • 2ª parcela: valor restante do 13º salário com desconto do Imposto de Renda e de pensão alimentícia. 

Para consultar o quanto vai cair na sua conta use o Meu INSS, eu ensino como fazer nesta matéria.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com