O abono do PIS/PASEP em 2025 pode ser antecipado, conforme indicam recentes movimentações. Enquanto o PIS (Programa de Integração Social) é direcionado aos trabalhadores da iniciativa privada, o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é para os servidores públicos.
Trata-se de um benefício anual fundamental para os trabalhadores brasileiros. As últimas informações sobre o pagamento do PIS/PASEP em 2025 estão sendo acompanhadas de perto.
O Governo Federal e o Tribunal de Contas da União (TCU) analisam a antecipação do benefício PIS/PASEP em 2025. Há planos de disponibilizá-lo um ano após o direito ser adquirido, revertendo a mudança de 2020, que ampliou o prazo para dois anos.
A proposta de antecipação enfrenta resistência devido ao impacto financeiro. A medida poderia gerar despesas extras de R$ 30 bilhões para os cofres públicos neste ano, devido aos pagamentos duplos. Há preocupações com o comprometimento de recursos. O governo analisa a medida com cautela devido ao impacto em áreas prioritárias.
É crucial que os beneficiários acompanhem de perto as decisões finais sobre o PIS/PASEP em 2025, enquanto a antecipação ainda está em fase de análise. Neste link eu te ensino a consultar o direito ao abono salarial. Confira!
Quem pode receber o PIS/PASEP em 2025?
Para receber o PIS/PASEP, o trabalhador precisa constatar o direito ao abono salarial no ano de referência, neste caso, 2022. Em todo o caso, as regras de elegibilidade não foram alteradas nos últimos anos. Sendo assim, é preciso estar de acordo com os seguintes critérios:
-
Estar inscrito nos programas do PIS/PASEP há, pelo menos, cinco anos;
-
Ter trabalhado com carteira assinada por, pelo menos, 30 dias consecutivos ou não;
-
Ter recebido até dois salários mínimos;
-
Ter os dados trabalhistas devidamente informados e atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).