Na próxima sexta-feira (29), o governo vai finalizar o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial para os inscritos no Bolsa Família com direito aos R$600. O pagamento se iniciou em 18 de maio, sendo realizado de acordo com o NIS.
Vale lembrar que os benefícios não são acumulados, isto é, entre o salário tradicional do Bolsa Família e o auxílio temporário de R$600, vale o de valor maior.
O auxílio está sendo pago para um único NIS por dia, para evitar aglomerações nas agências da Caixa.
Veja o calendário de saque:
- 18 de maio (segunda): NIS 1
- 19 de maio (terça): NIS 2
- 20 de maio (quarta): NIS 3
- 21 de maio (quinta): NIS 4
- 22 de maio (sexta): NIS 5
- 25 de maio (segunda): NIS 6
- 26 de maio (terça): NIS 7
- 27 de maio (quarta): NIS 8
- 28 de maio (quinta):NIS 9
- 29 de maio (sexta): NIS 0
Diferente dos outros grupos de contemplados com os R$600, os beneficiários do Bolsa podem realizar o saque do dinheiro no dia em que ele for liberado.
Os inscritos no Bolsa Família que ainda não receberam o auxílio devem ficar atentos, pois de acordo com as regras do benefício apenas dois integrantes da mesma família podem receber o auxílio emergencial do governo.
Além disso, cerca de 1/3 dos beneficiários do programa não tem direito de receber o auxílio emergencial pois tem carteira assinada.
Ao todo são quase 4 milhões de beneficiários que não podem receber esse pagamento, cerca de 1,84 milhão, ou seja, 46% foram consideradas pelo sistema como inelegíveis.
App Bolsa Família
A consulta do benefício pode ser feita no aplicativo Bolsa Família, e também no aplicativo Meu CadÚnico. Primeiro é preciso baixar o aplicativo, neste link.
Depois de baixar e abrir o app, é só clicar em ‘Entrar’. Serão solicitadas as informações de nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado. Após isso, só clicar em logar e assim saber se o seu nome está inscrito no CadÚnico.
Consulta telefônica
Outro canal de consulta é por telefone para tirar as dúvidas sobre os programas sociais e CadÚnico no 0800 707 2003. Ao ligar neste número, você deve selecionar a opção 5.
O serviço de ligação é gratuito, e pode ser feito por um telefone fixo ou móvel. Antes só era possível pelo telefone fixo, mas o governo já liberou as ligações feitas de celular.
Os horários de atendimento são:
- 07h às 19h de segunda a sexta-feira.
- 10h às 16h nos finais de semana e feriados nacionais e durante o Calendário de Pagamento do Bolsa Família.