Quem mora sozinho, e se inscreveu no Cadastro Único para Programas do Governo Federal (CadÚnico), já pode consultar se teve algum benefício aprovado. O procedimento é simples e vai ajudar o cidadão a começar a usufruir de tudo o que lhe foi garantido por direito.
Ao se inscrever no CadÚnico quem mora sozinho é visto como pertencente de família unipessoal, ou monoparental. Por não possuir dependentes tem pouca prioridade no acesso a benefícios sociais, o que não indica que as chances são zero. Por isso é preciso estar atento aos possíveis auxílios aprovados em seu nome.
Como consultar benefício para quem mora sozinho?
Para consultar se teve algum benefício aprovado em seu nome, basta que o cidadão procure os canais certos para fazer a verificação. Fazer a inscrição no Cadastro Único não é garantia de entrada direto em programas sociais, mas faz com que o poder público te enxergue.
Preenchendo aos requisitos de renda, e havendo orçamento público disponível, quem vive sozinho consegue se beneficiar nos auxílios federais, estaduais e municipais. Para consultar se seu cadastro foi aprovado basta:
- Baixar o App Meu CadÚnico – procurar por “Benefícios” ou “Meus benefícios”;
- Baixar o App Caixa Tem – ao abrir o chat procure pelo benefício que pretende receber, e selecione “Consultar”;
- Ligar para o Ministério do Desenvolvimento Social – número 121, informar o CPF;
- Ligar para a Caixa Econômica – número 111, informar o CPF.
Benefícios liberados para quem mora sozinho
Quem mora sozinho, desde que atenda aos critérios de renda de cada auxílio, pode receber mensalmente do governo federal benefícios como:
- Bolsa Família;
- Auxílio-gás nacional, ou estadual;
- BPC (Benefício de Prestação Continuada);
- Tarifa Social;
- Carteira do Idoso;
- Isenção em concursos públicos e vestibulares.
Eu explico quais os valores pagos por programa, e quais os critérios para recebê-los, acesse nesta matéria.