O Vale-Gás é pago a cada dois meses e cobre o valor total de um botijão de gás de cozinha. Ele será retomado no mês de junho, mas algumas pessoas vão receber o benefício antecipadamente em maio. Essa ação deve ajudar as pessoas que estão tentando reconstruir a vida.
O Vale-Gás é um benefício voltado as famílias em situação de vulnerabilidade social. Desde o ano passado o benefício cobre o valor total de um botijão de gás de cozinha de 13kg. O pagamento é feito a cada dois meses, mas excepcionalmente em maio algumas famílias serão beneficiadas.
O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) vai destinar R$ 807,2 milhões para a antecipação do pagamento desse e de outros benefícios.
Antecipação do Vale-Gás
- Pelo calendário o pagamento seria feito apenas no mês de junho, pois, como dito ele é feito a cada dois meses e em abril as famílias receberam o depósito.
- Mas, diante das dificuldades encontradas pelas famílias do Rio Grande do Sul, o MDS decidiu antecipar o pagamento em diversas cidades do estado.
- Os mais de R$ 800 milhões serão destinados ao pagamento antecipado do Bolsa Família, Auxílio Gás, Benefício de Prestação Continuada (BPC).
- Parte desse valor também será destinada a aquisição de recursos para a rede SUAS.
- Com isso as famílias afetas que têm direito ao benefício receberão o depósito no dia 17 de maio, juntamente com o Bolsa Família.
- Isso significa que esses cidadãos não precisarão esperar a data prevista no calendário.
Para conferir a lista de todos os benefícios liberados aos moradores do Rio Grande do Sul, clique aqui.
Calendário Bolsa Família de maio
- Final do NIS: 1 – 17 de maio
- Final do NIS: 2 – 20 de maio
- Final do NIS: 3 – 21 de maio
- Final do NIS: 4 – 22 de maio
- Final do NIS: 5 – 23 de maio
- Final do NIS: 6 – 24 de maio
- Final do NIS: 7 – 27 de maio
- Final do NIS: 8 – 28 de maio
- Final do NIS: 9 – 29 de maio
- Final do NIS: 0 – 31 de maio
Para conferir a lista de cidades do RS em que a antecipação deve acontecer, clique aqui.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o MDS está convocando quem recebe o Bolsa Família para uma atualização cadastrar, que evitará o bloqueio do benefício, saiba mais.