Calendário de recebimento do FGTS é modificado e trabalhadores ficam surpresos com novidade

Trabalhadores que acessarem o sistema do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço podem tomar um susto ao não encontrarem os depósitos. É que o calendário de recebimento do FGTS mudou. A alteração já está sendo aplicada desde o último mês de abril.

Calendário de recebimento do FGTS é modificado e trabalhadores ficam surpresos com novidade (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Quem tem o costume de acompanhar o recebimento do FGTS pode ter estranhado o sistema por não ter encontrado o depósito. É que houve uma mudança na data de pagamento trazida pela Lei 14.438. o texto foi publicado em 24 de agosto de 2022, mas apenas no último mês de abril desse ano passou a ser aplicado.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço funciona como uma espécie de poupança forçada, em que o saque, geralmente, é feito apenas após uma demissão sem justa causa ou aposentadoria.

Nova data de pagamento do FGTS

  • Todos os meses os empregadores têm a responsabilidade de recolher 8% do valor do salário dos seus funcionários, esse valor é depositado diretamente nas contas do Fundo de Garantia.
  • Desde abril o recolhimento está sendo feito no dia 20 do mês subsequente.
  • Com a alteração algumas obrigações fiscais acabaram sendo unificadas, ficando mais fácil para os empregadores.
  • Outra alteração recente é a utilização do PIX como forma de pagamento do FGTS, com isso as transações são feitas de forma mais rápida.
  • Além disso, os trabalhadores também podem acompanhar os depósitos de forma mais transparente, basta usar o sistema da Carteira de Trabalho Digital.

FGTS Digital

  • As mudanças passaram a ser válidas após o uso do FGTS Digital.
  • O sistema tem o objetivo de tornar mais fácil e transparente o processo de recolhimento das contribuições.
  • Além de acelerar os pagamentos, pois, a liberação é feita pelo empregador através do sistema e o dinheiro é deposito via PIX.

A especialista do FDR, Laura Alvarenga, explica mais sobre o FGTS Digital, veja.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.