O novo RG, também chamado de Carteira Nacional de Identidade (CNI), passou por uma atualização para aumentar a segurança e a conveniência na identificação dos cidadãos. A principal mudança é a unificação do número de identificação, agora baseado no CPF, eliminando a necessidade de múltiplos RGs, uma prática comum em estados diferentes.
Com essa reforma, o novo RG se torna um documento único, válido em todo o país, facilitando processos que exigem comprovação de identidade e reduzindo a possibilidade de fraudes. Além disso, o documento traz uma série de elementos de segurança adicionais, como QR Code e micro impressões, garantindo maior confiabilidade ao cidadão.
O novo RG já está sendo emitido em alguns estados brasileiros, mas a troca não é obrigatória imediatamente, pois o modelo antigo continua válido até 2032. No entanto, se o RG antigo estiver vencido, for perdido ou houver uma mudança de nome, será necessário solicitar o novo documento. Para isso, o cidadão deve procurar o órgão emissor competente, como Detran ou a Polícia Civil do seu estado, com documentos pessoais e uma foto 3×4.
O processo é gratuito e traz benefícios, como um único número de identificação para todo o país e mais elementos de segurança. Além disso, o novo RG pode ser utilizado para viagens em países do Mercosul, dispensando a necessidade de passaporte em alguns casos.
Continue acompanhando para conhecer as vantagens de se ter o novo RG, além de saber como emiti-lo e entender o seu impacto para os cidadãos brasileiros. Já neste link, eu te apresento as mudanças em outro importante documento pessoal. Confira!
Benefícios da emissão do novo RG
O novo RG vem com diversas funcionalidades que visam facilitar o dia a dia do cidadão. Entre os benefícios, destacam-se:
-
Inclusão de outros registros, como o número da caderneta de vacinação e o NIS;
-
Possibilidade de acesso à versão online por meio do aplicativo Gov.br;
-
Validade estendida, que varia de 5 a 10 anos dependendo da idade do portador.
Como emitir o novo RG?
Para baixar o novo RG pelo celular, basta seguir este passo a passo:
-
Acesse a loja de aplicativos do seu celular;
-
busque pelo app RG Digital do estado em que você emitiu o documento;
-
com o app instalado, clique na opção “Adicionar RG”;
-
escaneie o QR Code no verso de seu documento físico;
-
faça o reconhecimento facial;
-
crie uma senha de acesso para poder visualizar o documento;
-
concluído, agora você tem acesso ao seu RG Digital diretamente de seu celular.
O novo RG só pode ser “baixado” de maneira digital após a emissão do novo documento físico com QR Code no verso. Com o documento físico já emitido, você deve solicitar a versão digital diretamente no app do Gov.br.
Qual é o prazo para receber o novo RG?
O tempo para receber o novo RG varia entre 5 e 45 dias úteis, a depender da região em que você emitir o documento. Em São Paulo, por exemplo, o registro fica pronto em até 10 dias úteis, já no Rio de Janeiro, o prazo é de 7 dias úteis e, no interior de Goiás, o prazo é de 15 dias úteis. Você deve procurar saber qual o prazo da expedição do documento na sua região.
Qual é o valor da emissão do novo RG?
O novo RG é gratuito. A troca do RG antigo pela nova carteira de identidade, bem como a emissão da primeira via desse documento, será gratuita. Porém, para emitir a segunda via, será cobrada uma taxa que varia de estado para estado e pode variar entre R$ 26 e R$ 96.
Validade do novo RG
-
Entre 0 e 12 anos: validade de 5 anos;
-
Entre 12 e 60 anos: validade de 10 anos;
-
A partir de 60 anos: validade indeterminada.
Documentos obrigatórios na emissão do novo RG
Para solicitar o novo RG, basta ir ao órgão emissor da sua cidade e apresentar a certidão de nascimento ou casamento. As secretarias de Segurança Pública do Distrito Federal e de cada estado serão as responsáveis por disponibilizar o documento.
Não é possível tirar o novo RG pelo celular. Porém, após a emissão presencial do documento, é disponibilizada uma versão digital. Ela pode ser acessada pelo aplicativo RG Digital do estado em que você emitiu o documento, a partir da leitura do QR Code no verso da versão física.