Cartão de crédito devolve R$ 36 milhões a clientes por cobrança errada; veja se você recebe

Com diversos clientes em todo o país, o banco C6 Bank ganhou popularidade no Brasil pela oferta de cartões de crédito. No entanto, a instituição financeira deverá arcar com o pagamento de uma multa milionária após descumprir regras estabelecidas pela legislação brasileira.

Cartão de crédito devolve R$ 36 milhões a clientes por cobrança indevida; veja se você recebe. (Imagem: FDR)

Nesta semana, o banco informou que firmou um termo de compromisso com o Banco Central (BC). No documento, a instituição financeira se compromete a devolver um total de R$ 36 milhões.

Entenda quem poderá receber o valor que será devolvido pelo banco:

  • A expectativa é de que sejam atendidos cerca de 264 mil clientes;
  • Eles serão beneficiados depois de terem sido cobrados de forma indevida;
  • A cobrança teria sido realizada por meio de encargos indevidos cobrados no parcelamento de faturas de cartão de crédito;
  • Ao realizar o parcelamento, o cliente precisa pagar extras pela operação;
  • No entanto, o total dessa cobrança é limitada pela legislação brasileira;
  • Ao ultrapassar o total o banco pode ser multado;
  • Além disso, os clientes afetados têm o direito de cobrar a restituição dos valores que foram pagos indevidamente;
  • Segundo o C6 Bank, essa cobrança teria sido realizada entre o período de 11 de novembro de 2020 e 20 de julho de 2022;
  • De acordo com o banco, cerca de 98% do valor cobrado indevidamente já foi ressarcido;
  • Além do pagamento da multa, o C6 Bank também se comprometeu a realizar um pagamento no valor de R$ 1,8 milhão;
  • O banco também afirmou que adotou medidas sólidas para que tal situação não volte a ocorrer;
  • No entanto, de acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, os detalhes sobre essas medidas ainda não foram divulgados;
  • Recentemente, outras situações também geraram a necessidade de pagamento de indenização para clientes de bancos;
  • Nessas situações, a liberação dos recursos foi determinada pela Justiça.

Confira outros detalhes sobre um diferente processo de indenização dos clientes neste link.

 

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.