Confira lista de brasileiros que perderam o direito ao Bolsa Família de abril

Os beneficiários do Bolsa Família de abril estão preocupados com possíveis bloqueios em seus pagamentos. Em seguida, explicamos as razões para essas interrupções e como você pode verificar se o benefício foi liberado para o mês atual.

Confira lista de brasileiros que perderam o direito ao Bolsa Família de abril. Imagem: FDR

Muitas famílias aguardavam ansiosamente pela atual rodada de pagamentos do Bolsa Família de abril, desejando saber se receberiam o valor neste mês. A boa notícia é que as pendências estão sendo resolvidas e os pagamentos atrasados serão liberados para quem ficou sem receber recentemente.

O Bolsa Família de abril já começou a ser liberado para famílias compostas por uma única pessoa, desde que tenham atualizado seus dados até 15 de março e corrigido todas as pendências. Essas famílias poderão receber, além do pagamento normal, as parcelas que ficaram retidas. 

No entanto, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) ainda não divulgou quando será possível consultar quais parcelas foram bloqueadas. A revisão do Cadastro Único (CadÚnico) resultou no bloqueio de pagamentos para cerca de um milhão de famílias. 

As causas mais comuns para essa medida foram problemas no cadastro, irregularidades no CPF de algum membro da família, indícios de falecimento ou o não cumprimento das condições do programa.

Se você regularizou seu cadastro, a próxima etapa é aguardar a atualização das informações no banco de dados do MDS para verificar a liberação do Bolsa Família de abril. Para facilitar esse processo, existe um número oficial de WhatsApp onde os beneficiários podem consultar diretamente com operadores do MDS: +55 61 4042-1552.

Através desse canal, é possível conferir se o benefício foi desbloqueado ou se há alguma pendência ainda por resolver. Recomenda-se aguardar alguns dias após a regularização para que a atualização nos sistemas seja concluída.

Abaixo você aprenderá tudo sobre os fatores que levam ao bloqueio da transferência de renda e como regularizar a situação. Neste link, eu te apresento o calendário completo de pagamentos do mês de abril. Confira!

Quais fatores levam ao bloqueio do Bolsa Família?

Segundo o MDS, os beneficiários com irregularidades serão notificados por meio do aplicativo do Bolsa Família ou da Caixa Econômica Federal (CEF), mas também é possível checar a sua situação do CPF da seguinte maneira:

  1. Acesse o site da Receita Federal;

  2. Clique em “Consultar CPF”;

  3. Insira o número do documento e a data de nascimento do titular;

  4. Clique em “Consultar”, gerando o comprovante de situação cadastral do CPF.

Para evitar bloqueios no Bolsa Família de abril, é fundamental realizar a atualização dos dados cadastrais em caso de irregularidades. Essa atualização pode ser feita online, por meio do navegador ou do aplicativo do CadÚnico

Além disso, é possível efetuá-la presencialmente em unidades da Receita Federal, bem como em postos conveniados, tais como Correios, Cartórios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica.

No caso de inconsistências específicas relacionadas ao CadÚnico, é necessário buscar atendimento presencial em uma unidade do CRAS para regularizar a situação. Essas medidas são cruciais para garantir a conformidade com os requisitos estabelecidos e evitar possíveis interrupções nos pagamentos do Bolsa Família.

Como regularizar o bloqueio do Bolsa Família?

Para regularizar o CPF online:

  1. Acesse o site da Receita Federal;

  2. Clique em “Meu CPF”;

  3. Depois, em “Atualizar CPF”;

  4. E, por fim, em “Regularizar CPF.

Para atualizar informações no CadÚnico:

  1. Abra o aplicativo do CadÚnico;

  2. Faça o login usando o CPF e senha;

  3. Toque em “Atualização cadastral por confirmação”;

  4. Selecione se você deseja atualizar o “Endereço da Família” ou a “Composição Familiar”;

  5. Após confirmar ou adicionar as novas informações, clique em “Confirmar dados do Cadastro Único”.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.