Além dos benefícios de transferência de renda, os inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas do Governo Federal) têm direito a isenção de determinadas taxas. Quem quiser usufruir desta vantagem no principal vestibular do país, tem até sexta-feira (26) para se inscrever.
Os jovens e adultos que quiserem participar da prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) sem pagar pela taxa de inscrição, precisam se inscrever até o dia 26 de abril. A prova deve ser aplicada em maio, e quem não pedir pela isenção vai ter que arcar com uma taxa de pelo menos R$ 85.
Quem tem direito de fazer o ENEM de graça?
Além dos inscritos no CadÚnico, outros públicos são beneficiados com a isenção da taxa de inscrição no ENEM. Todos devem fazer o pedido até esta sexta-feira (26). Quem solicitou a isenção em 2023, mas não compareceu no dia da prova, precisa justificar sua ausência para conseguir o benefício novamente.
Este é um direito garantido para:
- Quem está matriculado na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2024), em escola pública;
- Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem de família de baixa renda, com registro no Cadastro Único.
Como inscritos no CadÚnico devem pedir a isenção do ENEM?
Os inscritos no CadÚnico que recebem Bolsa Família e participarem da prova do ENEM receberão um incentivo de R$ 200 pelo Pé-de-Meia. Eu explico melhor sobre o programa nesta matéria.
Para garantir que a participação no Exame será de graça, o pedido de isenção da taxa deve ser feito da seguinte forma:
- Acesse a Página do Participante do Enem;
- No chat aberto selecione “Justificativa de ausência/isenção”;
- Responda ao desafio selecionado o símbolo;
- Digite o número do seu CPF;
- Dê início ao processo de preenchimento da ficha de isenção.