Os benefícios sociais do Governo Federal são uma forma de ajudar os brasileiros de baixa renda a se estabilizarem financeiramente. Assim, quem mora sozinho também pode ter acesso aos programas sociais, como o Bolsa Família, o Vale Gás, BPC e outros.
O primeiro passo para acessar os benefícios é estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único), pois é ele quem vai eleger quem se encaixa em cada programa social.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica mais sobre o Bolsa Família, confira.
Benefícios sociais para quem mora sozinho
Existem uma série de iniciativas sociais além do Bolsa Família que possibilitam às pessoas que moram sozinhas a receber um auxílio, desde ajuda financeira até reduções em serviços básicos. Confira alguns benefícios abaixo:
Isenção de taxa em concursos públicos
Inscritos no CadÚnico que possuem uma renda familiar inferior a meio salário mínimo podem solicitar a isenção da taxa de inscrição na hora de realizar um concurso público.
Para conseguir o benefício, na hora da inscrição o candidato deve declarar a condição e informar o seu NIS.
Tarifa Social de energia elétrica
O desconto da Tarifa Social é concedido às pessoas inscritas no CadÚnico e para solicitar é necessário entrar em contato com a empresa que presta o serviço de abastecimento elétrico da sua região para informar o NIS, além de confirmar o valor da sua renda. Caso você esteja apto para receber o desconto, a empresa de energia irá aplicá-lo automaticamente após o contato.
Benefício da Prestação Continuada (BPC)
O BPC é destinado a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência e para recebê-lo é necessário que a renda familiar seja inferior a 1/4 do salário mínimo.
Esse benefício paga o valor de um salário mínimo mensalmente para os inscritos nele para ajudar financeiramente.