Empreendedores se surpreendem como NOVO programa lançado para quitar dívidas; confira

Focado em reduzir a inadimplência, um novo programa voltado aos empreendedores que desejam quitar dívidas será lançado em breve. Governo Federal já que projeto e divulgou algumas informações iniciais, incluindo quem pode participar. Confira mais 

Empreendedores se surpreendem como NOVO programa lançado para quitar dívidas; confira (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Depois do sucesso que foi, e está sendo, o Desenrola Brasil, é hora de possibilitar a renegociação de dívidas dos empreendedores. Para isso o Governo Federal está preparando uma medida provisória (MP) que será lançada já na próxima semana.

De acordo com o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte do Brasil, Márcio França, a ideia é oferecer melhores condições de pagamento do débito. Isso significa juros menores e um prazo maior para iniciar o pagamento.

Programa de renegociação de dívidas para empreendedores

  • Depois do Desenrola para pessoa física e do Desenrola Fies, o governo estuda dois novos programas, um para produtores rurais, saiba mais.
  • E o outro para micro e pequenos empreendedores.
  • De acordo com o ministro o governo não vai investir dinheiro no programa, mas vai disponibilizar R$ 7 bilhões, vindos do Fundo Garantidor de Operações (FGO), que também foi usado no Desenrola para pessoa física, e até R$ 35 bilhões em crédito.
  • Esses recursos darão mais segurança aos bancos de que a dívida seja paga pelo empreendedor ou coberta pelo fundo, em caso de nova inadimplência.
  • O programa deve atingir 6 milhões de Microempreendedores Individuais e 2 milhões de pequenas empresas.
  • De acordo com França alguns detalhes ainda estão sendo finalizados, como a taxa máxima de juros mensais, que o governo pretende manter em 1% ou pouco mais e a anual em 13%.

De acordo com a colunista especialista Laura Alvarenga, os empreendedores têm empréstimo com melhores condições através do Pronampe, saiba mais.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.