Em outubro de 2022, milhares de brasileiros que recebiam o Auxílio Brasil (o Bolsa Família no Governo Bolsonaro) tiveram os seus dados e informações vazadas após falhas no sistema da Caixa Econômica Federal, Dataprev e do próprio Governo Federal. Esses beneficiários podem receber uma indenização. Aqui, na FDR, você descobre como.
Os usuários com os dados vazados podem receber a indenização porque a Justiça determinou que a Caixa Econômica e a União paguem R$ 15 mil para cada pessoa que teve suas informações utilizadas de modo indevido. Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa da Proteção de Dados Pessoais, Compliance e Segurança da Informação (Instituto Sigilo), mais de 400 mil famílias tiveram os dados vazados do Auxílio Brasil.
Para isso, o Instituto Sigilo criou uma página no próprio site para que os beneficários acessem e verifiquem se tiveram os dados divulgados sem o seu consentimento.
Como verificar se tive informações vazadas no Auxílio Brasil?
Para descobrir se tem direito a indenização pelo vazamento de dados do Auxílio Brasil, você pode fazer a consulta no Instituto Sigilo. Confira o passo a passo:
-
Acesse ao site do Instituto Sigilo;
-
Clique em “Conferir se eu tenho direito!”;
-
Coloque o seu nome completo, e-mail, CPF e número de telefone;
-
Assinale as duas caixas abaixo e confirme o envio das informações;
-
O sistema vai entrar em contato para informar se você tem o direito.
A especialista Lila Cunha contou que os usuários podem pedir indenização após ter dados divulgados no antigo Auxílio Brasil (nome dado ao Bolsa Família no Governo Bolsonaro).