Empréstimo facilitado para inscritos no CadÚnico e que recebem Bolsa Família

Foi anunciado pelo governo federal que pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), e que recebem o Bolsa Família, poderão receber um empréstimo de forma facilitada. A ideia é liberar um tipo de crédito para que esse grupo se torne cada vez mais independente financeiramente. 

bolsa família
Empréstimo facilitado para inscritos no CadÚnico e que recebem Bolsa Família (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

Foi anunciado por membros do governo federal que em breve deve ser lançado um empréstimo para inscritos no Bolsa Família que empreendem. Ou seja, pessoas que praticam alguma atividade profissional, e que poderão investir no seu próprio negócio para aumentar sua produtividade e lucro. 

Empréstimo para quem recebe o Bolsa Família empreender

De acordo com as principais informações já divulgadas, este tipo de empréstimo pelo Bolsa Família vai funcionar da seguinte forma:

  • Empreendedores informais poderão contratar um limite de crédito para empreender;
  • Para liberação do dinheiro será preciso criar um MEI (Micro Empreendedor Individual);
  • O inscrito no Bolsa Família não vai ser excluído do programa mesmo tendo acesso ao crédito, e tendo uma empresa aberta. 

Integrantes do governo afirmam que quase 44% dos beneficiários do Bolsa que recebem acima de R$ 800 empreendem em algum tipo de negócio, como fabricação e venda de comida caseira ou peças de vestuários feitas a mão. 

Mas, por medo de perderem o Bolsa Família que é um benefício de garantia da sobrevivência digna, eles acabam deixando de regularizar a prestação do seu serviço. 

Como vai ser contratado o empréstimo do Bolsa Família?

A ideia é que os empreendedores, depois de se regularizarem como MEI, possam contar com a ajuda do SEBRAE para pedir o empréstimo. A instituição deve intermediar o acesso do autônomo com o banco. 

Segundo dados do SEBRAE, das 20 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza, metade empreende informalmente. E a partir deste crédito terão a chance de aumentar seus lucros, e aos poucos ficar independentes da ajuda do governo. 

Além deste tipo de empréstimo, eu explico outras opções de crédito autorizado para o MEI, listado nesta matéria. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com