OPORTUNIDADE! MEI é autorizado a pedir empréstimo de até R$ 108 mil; veja como conseguir

Você é MEI (Microempreendedor Individual) e está precisando de dinheiro para investir no negócio? Você pode conseguir um empréstimo de até R$ 108 mil através do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte).

OPORTUNIDADE! MEI é autorizado a pedir empréstimo de
até R$ 108 mil; veja como conseguir. (Imagem: FDR)

Esse programa foi idealizado pelo Governo na pandemia de Covid-19 e oferece condições especiais para empréstimos a pequenos empreendedores. O valor obtido pode ser utilizado para comprar equipamentos, realizar reformas, pagamentos de despesas e outras necessidades.

Vale lembrar que o prazo para pagamento do empréstimo do Pronampe é de 48 meses, com carência de até 11 meses, e uma taxa de juros de 6% ao ano.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, explica mais sobre o MEI, confira.

Como funciona o empréstimo do Pronampe?

O Pronampe geralmente realiza empréstimos de até 30% do faturamento dos micro e pequenos empreendedores. No entanto, há limites para cada tipo de empresa, assim, microempreendedores podem conseguir até R$ 108 mil de empréstimo e pequenas empresas até R$ 1,4 milhão.

Além disso, empresas que tenham menos de um ano de atividade tem um limite de até 50% do capital social ou até 30% da média da receita bruta mensal.

Quem tem direito ao empréstimo?

  • MEIs;
  • Microempresas com faturamento anual de até R$ 360 mil;
  • Pequenas empresas com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões;
  • Empresas de médio porte com faturamento anual de até R$ 300 milhões.

Como solicitar o empréstimo?

Para solicitar o empréstimo é necessário seguir os seguintes passos:

  • Acesse o Portal e-CAC;
  • Autorize o compartilhamento dos seus dados com instituições financeiras;
  • Formalize a proposta de financiamento com o seu banco de preferência;
  • E aguarde a análise dos dados para conseguir o empréstimo.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.