Quem estava ansioso aguardando a liberação do abono do PIS (Programa de Integração Social) se decepcionou ao não ser contemplado. Existem algumas razões que explicam este fato, e que podem ser revertidas pelo trabalhador a fim de que o dinheiro seja liberado o quanto antes.
O valor máximo pago pelo PIS/PASEP neste ano é de R$ 1.412, o equivalente ao salário mínimo nacional. Apenas pelo abono do PIS em que são contemplados trabalhadores da rede privada a expectativa é de que 21 milhões de pessoas recebam. Até o momento, nascidos de janeiro a abril já foram contemplado.
O que explica o abono do PIS ainda não ter caido na conta?
Existem algumas razões para que o abono salarial do PIS ainda não tenha sido transferido pela Caixa Econômica. É importante estar atento a essas questões que podem estar relacionadas a erros cadastrais, ou uma falha de consulta do próprio trabalhador.
- O trabalhador não cumpre com os requisitos para receber o abono salarial neste ano;
- O cidadão não trabalhou em 2022;
- Ainda não chegou a sua vez no calendário de pagamentos que considera o mês de nascimento do cidadão para depósito, já foram pagos os nascidos entre os meses de janeiro a abril;
- Os dados informados pelo empregado na declaração de RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) estão incorretos;
- O dinheiro caiu na conta poupança social (Caixa Tem) e não na conta corrente, ou vice versa.
Eu explico quando o trabalhador não tem direito de receber o abono salarial nesta matéria.
Como pedir a liberação do PIS?
O primeiro passo é entender o que bloqueou a liberação do abono do PIS. Se o motivo for não ter cumprido com as regras de acesso, ou ainda não ter chego sua vez no calendário, não há o que fazer a não ser aguardar até que chegue sua vez.
Mas, se a razão for erro é preciso procurar os seguintes responsáveis:
- O setor de RH da empresa para corrigir os dados que foram transmitidos de forma errada para o RAIS;
- A agência da Caixa para desbloquear o pagamento;
- O Ministério do Trabalho, enviando uma solicitação de recurso contestando o bloqueio. Essa solicitação deve ser enviada por meio do endereço eletrônico trabalho.uf@economia.gov.br (colocando nos dígitos UF as letras da sigla do estado de domicílio, por ex.: trabalho.sp@economia.gov.br).