Revisão do FGTS pode aumentar sua renda neste ano; descubra como é possível

Nos últimos anos, o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) tem sido uma das principais formas de poupança dos trabalhadores brasileiros. Com depósitos mensais feitos pelos empregadores, o Fundo de Garantia tem como objetivo garantir recursos para o futuro dos trabalhadores. Porém, uma importante revisão está sendo discutida e pode aumentar a renda dos trabalhadores.

Revisão do FGTS pode aumentar sua renda neste ano; descubra
como é possível. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Todos os meses o empregador deposita valores em uma conta específica na Caixa Econômica, que corresponde a 8% do valor do trabalhador. A proposta de revisão no método de correção do FGTS, que está em pauta desde o início deste ano, e promete beneficiar diretamente os trabalhadores. Atualmente, o FGTS é corrigido com base na Taxa Referencial (TR), o que tem gerado perdas ao longo do tempo devido à incapacidade da TR de acompanhar a inflação.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o FGTS e os valores que são possíveis realizar saque, confira aqui.

Como vai funcionar a revisão do FGTS?

A proposta foi apresentada pela AGU (Advocacia Geral da União) e sugere que o FGTS passe a ser atualizado com base em uma nova fórmula: TR acrescida de juros de 3% ao ano e distribuição dos lucros do fundo. A ideia por trás dessa mudança é proporcionar uma correção mais próxima da inflação, evitando que os trabalhadores sofram com perdas ao longo do tempo.

Caso a fórmula proposta não alcance a inflação, o Conselho Curador do FGTS será responsável por encontrar uma forma de compensação para os trabalhadores, que ainda não foram definidos. 

A revisão do FGTS tem o potencial de aumentar a renda dos trabalhadores, garantindo mais valorização aos valores depositados pelos empregadores aos empregados ao longo dos anos.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.