O pagamento do Auxílio-gás nacional para mês de abril começa em poucos dias. Mas ainda dá tempo de fazer a sua inscrição para tentar a sua vaga. O valor deve servir para compra de um botijão de gás de 13 kg, e o próximo depósito do mesmo programa acontece apenas em junho.
O pagamento do Auxílio-gás acontece na mesma data do Bolsa Família. No entanto, um programa não tem relação direta com o outro. Ou seja, receber o Bolsa não dá direito automaticamente ao vale-gás. Tanto que o número de famílias que recebem o auxílio para compra do botijão é de apenas 5 milhões.
Quem tem direito ao Auxílio-gás nacional?
O Auxílio-gás de nível nacional é pago para famílias em situação de vulnerabilidade. Ele foi criado em 2021, naquela época o preço do botijão de gás de uso domiciliar ultrapassava R$ 120 em algumas cidades.
Inicialmente, o governo federal distribuia o equivalente a 50% da média de preço nacional para esse produto. Mas, a partir do fim de 2022, e depois com a prorrogação do atual governo, o benefício passou a ser de 100% dessa média.
Para receber é preciso se enquadrar nos seguintes critérios:
- Estar inscrito no Cadastro Único;
- Ter renda familiar de no máximo meio salário mínimo por pessoa;
- Prioridade para quem recebe o Bolsa Família ou o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Como fazer a inscrição para receber o Auxílio-gás
Não existe um portal de inscrição direta para o Auxílio-gás. Ao atender os critérios de elegibilidade para o programa, a família pode ser beneficiada a qualquer tempo. Mas, quem ainda não foi contemplado pode tentar a sua vaga ao se inscrever no Cadastro Único, funciona assim:
- Dê início a inscrição do Cadastro Único de forma online pelo App Meu CadÚnico;
- Depois, compareça pessoalmente até o CRAS mais próximo;
- Leve documento de identificação de todos os membros da família;
- Responda a pesquisa socioeconômica;
- Aguarde a aprovação.
Veja consultar se conseguiu receber o auxílio neste mês através desta matéria que foi escrita por mim.