Com o objetivo de promover a inclusão social, o governo lançou o programa da CNH Social, que oferece a carteira de motorista gratuita para brasileiros de baixa renda. Assim, o Detran do Espírito Santo está abrindo 3.500 vagas para brasileiros com CPF final 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0 tirarem carteira de motorista de graça.
Para garantir a CNH Gratuita, é necessário estar cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico), um banco de dados utilizado para diversos programas sociais do governo, incluindo o Bolsa Família, Tarifa Social de energia elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros.
Através deste programa, os beneficiários têm a oportunidade de obter a primeira habilitação nas categorias A e B, realizar a mudança da categoria B para D e incluir novas categorias na CNH.
Vale lembrar que todos os anos o Detran de cada estado do país abre inscrições pelo site oficial para as pessoas que desejam obter a habilitação de forma gratuita possam conquista-la de forma prática.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, explica mais sobre a CNH Gratuita, confira.
Como conseguir CNH Social?
Além de estar cadastro no CadÚnico, para garantir a CNH Social é preciso:
- Ter renda mensal familiar de até meio salário mínimo por pessoa;
- Ter uma renda mensal superior a essa com o auxílio de algum benefício do governo;
- Estar desempregado há, pelo menos, um ano.
Documentos para tirar CNH Social
A documentação solicitada para retirar a CNH depende de cada estado, mas, geralmente, os documentos necessários para participar do programa são:
- Documentos pessoais como RG e CPF;
- Comprovante de residência;
- NIS;
- Renda familiar;
- Telefone para contato;
- E número da CNH, se o cidadão deseja fazer a mudança ou adição de categoria.