Foi revelado pelo poder público que os inscritos no Bolsa Família estão se tornando vítimas de golpes. Os grupos que já vivem em condição de pobreza, e sobrevivem com ajuda do governo, estão vendo parte ou o valor total do seu auxílio indo embora. Por isso, precisam estar em alerta para não cair nas fraudes.
De acordo com a apuração da imprensa, os inscritos no Bolsa Família estão vivendo um verdadeiro pesadelo ao se depararem com um desfalque na sua conta do Caixa Tem. Mensalmente o governo paga o mínimo de R$ 600 por família inscrita no programa, mas há quem receba quantia ainda maior ao adicionar os benefícios complementares. Para muitos, essa é a principal fonte de renda da casa.
Golpe na conta dos inscritos no Bolsa Família
Segundo o caso que veio à tona, os inscritos no Bolsa Família são enganados pelos golpistas que se passam por funcionários da Caixa Econômica. Uma mulher, desempregrada, e mãe de quatro filhos, relatou ao g1 como funcionou o golpe que a fez perder R$ 400. Para mais informações sobre este caso, leia a matéria (aqui) escrita por mim.
Ao que tudo indicada, o golpe tem acontecido assim:
- O bandido tem em seu poder informações básicas sobre a vítima, como: nome completo, CPF, número de telefone, e claro, sabe que ela recebe o Bolsa Família;
- A partir dessas informações ele liga para o titular do programa e finge ser um funcionário da Caixa Econômica;
- Para convencer a vítima o golpista confirma os dados pessoais do beneficiário, e diz que sua conta foi inativada, devendo fazer alguns processos para voltar a receber seu auxílio;
- O bandido passa então a trocar mensagem com o titular do programa, e sem que a vítima saiba ele solicita a troca de senha da sua conta no Caixa Tem;
- O beneficiário recebe por SMS um código que vai confirmar a troca de senha, e sem saber que se trata de um golpe, passa para o bandido os números informados;
- Por fim, o bandido consegue trocar a senha da conta do cidadão e movimenta o valor no seu lugar.
Como não cair em golpes?
- Desconfie de ligações que peçam a sua senha bancária;
- Nunca passe senha, código de acesso ou dados pessoais por telefone;
- Em caso de dúvidas procure o seu banco, neste caso, a Caixa Econômica.