O governo federal surpreendeu os beneficiários ao confirmar a não realização do pagamento do Vale Gás no mês de março. Essa decisão gerou várias dúvidas, mas há uma razão específica para a ausência dos depósitos neste período. Veja o que aconteceu e como garantir o valor do benefício.
Em fevereiro, os consumidores sentiram no bolso o aumento de R$ 18,33 no preço do botijão. Como medida de apoio à parcela mais vulnerável, o governo criou o Auxílio Gás, que cobre integralmente o valor do botijão de 13 quilos.
O Auxílio-gás é concedido a cada dois meses, e o primeiro pagamento em 2024 ocorreu em fevereiro. Portanto, esse é o motivo de não haver depósitos do benefício em março.
A próxima rodada de pagamentos está programada para acontecer em abril, seguindo o calendário do Bolsa Família, organizado com base no último dígito do NIS (Número de Identificação Social) de cada beneficiário.
Como receber o Vale Gás?
Para ser elegível ao Auxílio-gás, é necessário atender aos seguintes critérios:
- Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico);
- Possuir renda familiar de até meio salário mínimo (R$ 606), ou renda total igual ou inferior a três salários mínimos;
- Ter um membro da família recebendo o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Vale destacar que o programa também prioriza benefícios com base em critérios como atualização no CadÚnico nos últimos dois anos, menor renda, maior número de membros na família e participação no Auxílio Brasil.
Próximos Pagamentos do Vale Gás
Os depósitos do Vale Gás estão agendados para abril, seguindo a seguinte ordem de pagamento com base no último dígito do NIS:
- NIS final 1: 17 de abril;
- NIS final 2: 18 de abril;
- NIS final 3: 19 de abril;
- NIS final 4: 22 de abril;
- NIS final 5: 23 de abril;
- NIS final 6: 24 de abril;
- NIS final 7: 25 de abril;
- NIS final 8: 26 de abril;
- NIS final 9: 29 de abril;
- NIS final 0: 30 de abril.
Confira outros detalhes sobre o pagamento do Bolsa Família neste link.