O prazo para envio da declaração do Imposto de Renda 2024 está se aproximando. A partir do dia 15 de março os contribuintes já podem dar início ao processo de entrega do documento. Para se antecipar e enviar logo na primeira semana, o ideal é já ir baixando o informe de rendimentos do ano anterior.
O informe de rendimentos funciona como um extrato, ele vai indicar toda a movimentação bancária e financeira daquela pessoa. O documento é usado principalmente para declaração do Imposto de Renda, mas também pode ser emitido a título de informação.
Os principais emissores do informe de rendimentos para declaração de imposto, são: bancos onde tem conta, corretora onde faz investimentos, a empresa a qual presta serviço com trabalho registrado, e o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) se for aposentado, pensionista ou tiver recebido auxílio temporário no último ano.
Como emitir o informe de rendimentos para o Imposto de Renda?
O canal para emissão do informe de rendimentos para Imposto de Renda vai depender de onde esse extrato será consultado. O documento é importante para comprovar todos os dados que serão informados pela declaração. Quem já estiver com esses informes em mãos, poderá dar início ao preenchimento nos primeiros dias.
Bancos ou corretoras
- Acesse a sua conta no aplicativo;
- No menu de serviços procure por “Imposto de Renda”, ou “Documentos”, ou “Comprovantes”;
- Agora, escolha “Informe de rendimentos”;
- Filtre pelo ano de 2023;
- O documento será gerado e pode ser baixado, compartilhado ou impresso.
Alguns bancos também enviam direto pro e-mail do cliente.
Empregador
- Retirando pessoalmente no setor de recursos humanos;
- Chegada do documento via e-mail;
- Solicitação no site da empresa, no ambiente de colaboradores com login gerado pelo empregador.
INSS
- Faça login no Meu INSS pelo Gov.br;
- Clique em “Do que você precisa?” e escreva “extrato de imposto”;
- Filtre selecionando o ano de 2023;
- Clique em “Baixar PDF”.