Bolsa Família: quanto tempo demora para aprovar o benefício? confira prazo

Responsável por atender mais de 21 milhões de famílias em todo o país, o programa do Bolsa Família realiza mensalmente pagamentos de R$ 600 para seus beneficiários. No entanto, muitos brasileiros têm dúvidas sobre o processo de inclusão no benefício.

Bolsa família: quanto tempo demora para aprovar o benefício? confira prazo. (Imagem: FDR)

Para fazer parte da iniciativa a família precisa obedecer aos critérios estabelecidos pelo Governo Federal para o programa. Atualmente, a principal regra diz respeito a renda mensal familiar que não deve ultrapassar o limite de 1/4 do salário mínimo por pessoa. Na prática isso significa que o valor não deve ser maior do que R$ 353 por pessoa.

Além disso, é preciso estar cadastrada no CadÚnico para receber o benefício. Esse processo deve ser efetuado em uma unidade do CRAS. Vale reforçar que o responsável familiar deve apresentar os dados de todos os moradores da residência. 

Em seguida, o beneficiário terá seu pedido analisado pelo Governo Federal. Em 2023, mais de 2 milhões de novos beneficiários foram incluídos na iniciativa. Já neste mês de fevereiro, outros 240 mil também foram aprovados.

No entanto, diversos outros cidadãos ainda aguardam a aprovação do pedido. Porém, não existe prazo para a análise ser encerrada. Assim, a família deverá ficar atenta aos canais oficiais para saber se foi ou não incluída no benefício. 

Saiba como consultar se foi aprovado no Bolsa Família:

  • Ao ser aprovada no Bolsa Família o beneficiário receberá uma carta da Caixa comunicando o fato;
  • Além disso, o cidadão também receberá o cartão do benefício;
  • Com ele será possível efetuar os saques;
  • Já a movimentação financeira do programa acontece por meio do aplicativo Caixa Tem;
  • Também é possível consultar a situação do benefício nas seguintes plataformas:
  • Aplicativo do Bolsa Família;
  • Aplicativo ou site do Cadúnico;
  • Portal Cidadão da Caixa;
  • A consulta também pode ser realizada por telefone por meio do número 121 do Ministério do Desenvolvimento Social;
  • Outra opção é a central telefônica da Caixa que está disponível no número 111.

Veja outros detalhes sobre o pagamento do Bolsa Família neste link.

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.