Aguardado por trabalhadores de todo o país, o pagamento do abono salarial deste ano já foi iniciado pelo Governo Federal. Em 2024, o PIS/Pasep passou a contar com uma importante modificação que alterou a regra de pagamentos para funcionários públicos.
Para este grupo, o pagamento costumava ser realizado de acordo com o número de inscrição no benefício. No entanto, a partir do próximo mês ele será efetuado de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. O mesmo já acontece com o PIS, que contempla trabalhadores da iniciativa privada.
O calendário completo de pagamentos também já foi liberado pelo Governo Federal. Para quem trabalha na iniciativa privada, o dinheiro será depositado nas contas poupança do Caixa Tem. Já para quem trabalha no funcionalismo público, o pagamento é de responsabilidade do Banco do Brasil.
Em 2024, o valor liberado pode alcançar o teto de R$ 1.412. O total que será pago é definido com base no salário mínimo vigente no ano de pagamento. No entanto, a liberação de recursos é proporcional ao período trabalhado.
Ou seja, o valor máximo é liberado para quem exerceu atividade formal durante todos os meses do ano base. Em 2024, é preciso ter realizado algum trabalho formal em 2022. Já para quem trabalhou por menos tempo, um cálculo deve ser realizado para saber quanto será liberado.
O trabalhador deve dividir o total de R$ 1.412 por 12. Em seguida, será preciso multiplicar esse resultado pelo total de meses trabalhados durante 2022.
Veja o calendário de pagamentos do PIS/Pasep 2024:
- Nascidos em janeiro: recebem a partir de 15 de fevereiro;
- Nascidos em fevereiro: recebem a partir de 15 de março;
- Nascidos em março e abril: recebem a partir de 15 de abril;
- Nascidos em maio e junho: recebem a partir de 15 de maio;
- Nascidos em julho e agosto: recebem a partir de 17 de junho;
- Nascidos em setembro e outubro: recebem a partir de 15 de julho;
- Nascidos em novembro e dezembro: recebem a partir de 15 de agosto.
Saiba outros detalhes sobre a liberação do abono salarial neste link.