Nova rodada de pagamentos do auxílio emergencial começa nesta terça-feira (19). Os brasileiros que se cadastraram para receber os R$ 600 do coronavoucher depois do dia 30 de abril começarão a receber a primeira parcela do benefício hoje. A liberação acontecerá nas unidades da Caixa Lotérica e seguirá um calendário exclusivo para o grupo. De acordo com a instituição, serão contemplados mais de 8,3 milhões de pessoas.
Para poder ter acesso a quantia, os recém cadastrados precisam conferir se seus pedidos foram aprovados. A consulta deve ser feita por meio do site ou app Auxílio Emergencial, basta informar o número da documentação pessoal gerando um login.
Quem estiver com o pedido em análise deverá esperar pela validação. Segundo a Caixa, são cerca de 5,7 milhões de trabalhadores aguardando a resposta. Para esse grupo, as datas de pagamento ainda não foram anunciadas.
Ordem da liberação
De acordo com o calendário divulgado, a população terá até o dia 29 de maio para receber os valores na conta indicada.
A ordem de recebimento será definida de acordo com as datas de nascimento dos beneficiários e não será possível receber em dias diferentes do que foi estipulado.
Segundo Pedro Guimarães, presidente da Caixa, a regra foi aplicada para evitar aglomerações nas agências bancárias. Ele explica que o trabalhador deverá comparecer até uma unidade do banco apenas no dia do seu recebimento, pois o valor não será retirado em demais datas.
Calendário de pagamento para os novos aprovados no auxílio emergencial
- 19 de maio (terça): nascidos em janeiro
- 20 de maio (quarta): nascidos em fevereiro
- 21 de maio (quinta): nascidos em março
- 22 de maio (sexta): nascidos em abril
- 23 de maio (sábado): nascidos em maio, junho ou julho
- 25 de maio (segunda): nascidos em agosto
- 26 de maio (terça): nascidos em setembro
- 27 de maio (quarta): nascidos em outubro
- 28 de maio (quinta): nascidos em novembro
- 29 de maio (sexta): nascidos em dezembro
É importante mencionar que, para esse grupo, a quantia poderá ser acessada tanto por meio das poupanças digitais, quanto pelas contas privadas informadas no cadastro ou pelos próprios registros na Caixa.