Boletos com vencimento no carnaval serão ADIADOS? Descubra a verdade

Quem tem boletos com data de vencimento no carnaval, entre os dias 10 a 13 de fevereiro, deve estar atento. Como não se trata de um feriado nacional e sim ponto facultativo, não são todos os serviços que deixam de funcionar. É importante estar atento para não ser obrigado a pagar juros e multas.

Boletos com vencimento no carnaval serão ADIADOS? Descubra a verdade
Boletos com vencimento no Carnaval serão ADIADOS? Descubra a verdade (Imagem: FDR)

A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) já confirmou que as agências bancárias não funcionam durante o Carnaval. Mas, como os clientes devem lidar com os boletos que vencem nestas datas?. Com o uso mais frequente do site ou aplicativo do banco, o cidadão deve conhecer as regras.

Como pagar os boletos com vencimento no Carnaval?

Os boletos com vencimento entre os dias 10 e 13 de fevereiro, sábado a terça-feira de Carnaval, precisam de uma atenção especial. Tudo porque, as agências bancárias só voltam a funcionar na quarta-feira de cinzas, dia 14 de fevereiro, depois das 12h e vão influenciar nos pagamentos.

  • 10 e 11 de fevereiro (sábado e domingo): boletos que vencem aos finais de semana devem ser pagos no próximo dia útil seguinte;
  • 12 e 13 de fevereiro (segunda e terça-feira): boletos que vencem nestes dias serão agendados para pagamento na quarta-feira (14).

Isso significa que as contas que têm data de vencimento marcada para o Carnaval poderão ser pagas no dia útil seguinte (14/02) sem cobrança de juros. Inclusive as contas que estão em débito automático somente vão debitar valores no dia 14.

Serviços bancários que continuam disponíveis no Carnaval

Embora o pagamento de boletos fique pausado, e as agências não abram, há outros serviços que permanecerão no Carnaval. As pessoas não podem ficar abandonadas de atendimento bancário, e por isso poderão contar com:

  • Transferências via PIX – 24 horas;
  • Transferências entre contas;
  • Cartão de débito ou crédito;
  • Atendimento no caixa eletrônico (saque) até às 22h;
  • Atendimento por telefone na Central, mas em horário reduzido (verifique a escala do seu banco).

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com