Mais de sete milhões de beneficiários do Bolsa Família podem passar por uma revisão de dados, conforme anúncio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS). Além do maior programa assistencial do país, a União pretende examinar informações de beneficiários do BPC e Tarifa Social.
O objetivo da revisão no Bolsa Família é atualizar dados cadastrais, especialmente daqueles inscritos entre 2019 e 2021, e verificar informações cruciais no Cadastro Único (CadÚnico), como composição familiar e renda.
O Governo Federal tem realizado revisões no Bolsa Família desde 2023 para detectar irregularidades, facilitando o acesso de quem realmente necessita aos programas sociais. O MDS não forneceu detalhes sobre o início ou a duração das revisões em seu comunicado.
Quais fatores levam ao bloqueio do Bolsa Família?
Segundo o MDS, os beneficiários com irregularidades serão notificados por meio do aplicativo do Bolsa Família ou da Caixa Econômica Federal (CEF), mas também é possível checar a sua situação do CPF da seguinte maneira:
- Acesse o site da Receita Federal;
- Clique em “Consultar CPF”;
- Insira o número do documento e a data de nascimento do titular;
- Clique em “Consultar”, gerando o comprovante de situação cadastral do CPF.
Para evitar bloqueios no Bolsa Família de janeiro, é fundamental realizar a atualização dos dados cadastrais em caso de irregularidades. Essa atualização pode ser feita online, por meio do navegador ou do aplicativo do CadÚnico.
Além disso, é possível efetuá-la presencialmente em unidades da Receita Federal, bem como em postos conveniados, tais como Correios, Cartórios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica.
No caso de inconsistências específicas relacionadas ao CadÚnico, é necessário buscar atendimento presencial em uma unidade do CRAS para regularizar a situação. Essas medidas são cruciais para garantir a conformidade com os requisitos estabelecidos e evitar possíveis interrupções nos pagamentos do Bolsa Família.
Como regularizar o bloqueio do Bolsa Família?
Para regularizar o CPF online:
- Acesse o site da Receita Federal;
- Clique em “Meu CPF”;
- Depois, em “Atualizar CPF”;
- E, por fim, em “Regularizar CPF.
Para atualizar informações no CadÚnico:
- Abra o aplicativo do CadÚnico;
- Faça o login usando o CPF e senha;
- Toque em “Atualização cadastral por confirmação”;
- Selecione se você deseja atualizar o “Endereço da Família” ou a “Composição Familiar”;
- Após confirmar ou adicionar as novas informações, clique em “Confirmar dados do Cadastro Único”.