Alunos do ensino médio baixa renda poderão receber até R$ 9,2 mil após a conclusão da etapa escolar. É o que oferece o Programa Pé de Meia, planejado pelo governo federal. Em decreto assinado nesta sexta-feira (26), o órgão propõe uma poupança para estimular estudantes brasileiros a concluírem a etapa.
O programa realizará pagamentos frequentes para os alunos que estão matriculados no ensino público. De acordo com o Governo Federal, o objetivo é estimular a conclusão do ensino, fomentando o aprendizado no país.
Dentro do cronograma da iniciativa, o aluno receberá um benefício financeiro para cada etapa concluída. O pagamento bônus será depositado em uma conta poupança e liberado apenas durante a conclusão do ensino médio.
Como funciona o Programa Pé de Meia?
- Os valores da Bolsa Pé de Meia ainda não foram divulgados, ficando a cargo dos ministérios da Fazenda e da Educação decidirem conjuntamente.
- O dinheiro será depositado em uma conta aberta em nome do estudante, podendo ser a poupança social digital disponibilizada pela Caixa Econômica Federal.
- O Ministro da Educação, Camilo Santana, enfatizou que os estudantes do terceiro ano do ensino médio receberão um incentivo adicional para realizar o Enem.
- A bolsa, segundo Santana, visa estimular o acesso e a permanência dos jovens nas escolas, concentrando esforços no ano crítico com maior registro de evasão, abandono e reprovação.
Quando começam os pagamentos?
- A expectativa é que os estudantes da rede pública comecem a receber os depósitos na poupança a partir de março.
- O programa Pé de Meia tem como meta beneficiar cerca de 2,5 milhões de jovens.
- Serão contemplados os alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio (com adicionais para os alunos do 3º ano que fizerem o ENEM).