Empresas de telecomunicações se uniram para uma padronização de tecnologia. A primeira ação foi a oferta de um serviço contra fraudes bancárias. A conexão entre as operadoras de celular deve contribuir para a redução do número de vítimas.
A Claro, Tim e a Vivo se uniram para ajudar os brasileiros a não se tornarem vítimas de fraudes bancárias. Isso será possível através do novo serviço lançado em conjunto pelas operadoras de celular do Brasil, o “Open Gateway”.
Operadoras de celular lançam serviço contra fraudes bancárias
- A ação foi coordenada pela GSMA (Global System for Mobile Communications), associação internacional que representa as operadoras de telefonia móvel.
- Além das três operadoras de telefonia móvel que atuam no Brasil, operadoras de outros países também fazem parte; totalizando 40 empresas.
- Essa padronização contribui para a conexão entre as empresas.
- Com ela, usuários de internet e os desenvolvedores de aplicativos contam com um único ponto de acesso global, o que deve facilitar a navegação.
Segurança para os usuários de telefonia móvel
- A partir desse serviço de padronização será possível fazer a verificação do número sem a necessidade contínua.
- A ideia é acabar, por exemplo, com o uso do SMS para a verificação; já que essa modalidade acaba sendo uma porta para a entrada de golpistas.
- Essa ação deve ser usada, por exemplo, em casos de recuperação de senhas ou acesso de contas.
- Também foi lançada a verificação de troca de chip, que deve ajudar na redução do golpe da portabilidade, nele os golpistas roubam o número da vítima, saiba mais.
- Além disso, outra ação que vai contribuir para a segurança dos usuários de telefonia móvel é o serviço de localização de dispositivo.
- Com ele as operadoras poderão confirmar se um celular realmente está no local informado.
- Esses serviços estarão disponíveis aos desenvolvedores de aplicativos e poderão ser integrados aos serviços das instituições financeiras, trazendo segurança para as transações bancárias.