Planos para o salário mínimo de 2024 causa preocupação nos trabalhadores

O salário mínimo de 2024 está próximo de ser definido. No entanto, ainda existem dúvidas em relação ao valor final do repasse. De acordo com a Lei Orçamentária Anual estabelecida para o ano que vem, pela ministra Simone Tebet (MDB), o valor do piso salarial será de R$ 1.421. Entenda.

Planos para o salário mínimo de 2024 causa preocupação nos trabalhadores
Planos para o salário mínimo de 2024 causa preocupação nos trabalhadores. Imagem: FDR

O provável aumento faz parte das metas do governo em ampliar o poder de compra da população. Entre as mudanças o salário mínimo apareceu como uma das principais. Desde o início de 2023, o piso salarial já sofreu duas alterações e a tendência é que tenha um aumento real no salário por ano.

Com isto, os brasileiros teriam, também, margem maior para negociação salarial. O que milhões de trabalhadores acabam esquecendo é que um aumento no salário mínimo provoca uma série de repercussões que não afetam somente os trabalhadores formais do país.

O que muda com um aumento no valor do salário mínimo de 2024?

Inicialmente, é imporante lembrar que diversos benefícios garantidos pelo governo federal utilizam o piso como base de pagamento. Desta forma, com um reajuste sendo aplicado, os cofres públicos passariam à gastar um valor extra com outras metas. Por exemplo, alguns auxílios cedidos pelo INSS.

Portanto, para conseguir um reajuste no valor do salário mínimo, é necessário que a equipe econômica do governo garanta fontes de arredacação para garantir a saúde financeira do país.

Este e outros motivos estão levando Projetos de Lei, como é o caso da PL das Apostas Esportivas, por exemplo, está sendo aprovada pelos poderes. É previsto uma nova fonte de arrecadação na casa dos bilhões anuais. Este tipo de arrecadação garante o pagamento sadio do novo salário mínimo.

O que será reajustado com o novo piso salarial?

Vittoria FialhoVittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e vittoriaffialho@gmail.com.