Na manhã da última segunda-feira (27) vários clientes Bradesco relataram o mesmo problema com sua conta: o dinheiro depositado havia sumido, e os saldos estavam negativados. Uma parte dos correntistas que acessavam seus aplicativos perceberam o mesmo problema.
Segundo o monitoramento no site Downdetector houve um pico significativo de reclamações por volta das 10h de ontem (27), com 173 usuários reportando problemas com o Bradesco. Deste total, cerca de 90% das queixas mencionaram irregularidades nos saldos das contas.
O que aconteceu com o dinheiro dos clientes Bradesco?
Além dos registros no site Downdetector, os clientes do Bradesco também usaram as redes sociais, principalmente o X (antigo Twitter) para reclamar sobre o erro do banco. As informações compartilhadas mostram que uma parte dos usuários tiveram seu saldo totalmente zerado, sendo que havia dinheiro disponível.
Enquanto outros relataram que além de perder o dinheiro que estava disponível na conta, ficaram negativos, ou seja, como se houvesse algum débito para ser pago e não havia dinheiro para cobrir.
“E do nada Bradesco sumiu com meu dinheiro“, disse uma das postagens no X. Outra demonstrou ainda mais preocupação ao pedir ajuda: “Cadê o dinheirinho que estava na minha poupança e não está mais? É pouco, mas é meu. Quero de volta”.
Bradesco já resolveu o problema com as contas?
Depois de uma enxurrada de reclamações e pedidos de ajuda, finalmente o Bradesco chegou a uma solução. Durante o auge das queixas, inclusive com informações via redes sociais de que o SAC não estava atendendo ou dando explicações, o banco chegou a emitir uma nota dizendo que trabalhava por soluções.
De acordo com o jornal Extra, algumas pessoas tiveram o mesmo problema por 12 horas seguidas. E até o fim do dia de ontem (27) o banco não havia confirmado se todos os clientes que foram prejudicados já tinham resolvido o problema.
Posso ser indenizado pelo erro do Bradesco?
Segundo a orientação do presidente do Procon-RJ Cássio Coelho, e do advogado Adriano Fonseca, ao Extra, nem todos os clientes terão direito a indenização.
- Não há direito: se o problema não tiver prejudicado o cliente, apenas causado frustração;
- Há direito: caso o problema tenha impedido o cliente de fazer um pagamento importante, honrar com um compromisso financeiro e etc.
“Consumidores que não conseguirem pagar suas contas, por exemplo, podem exigir que o Bradesco arque com eventuais juros e multas que sofrerem. Além disso, podem ser observados eventuais danos morais caso a situação cause algum tipo de constrangimento ao consumidor”, disse o advogado.