Taylor Swift: veja o prazo máximo para reembolso do ingresso e remarcação de passagens

Pontos-chave
  • Taylor Swift surpreendeu fãs e espectadores ao anunciar o cancelamento do espetáculo quando a multidão já preenchia o estádio;
  • Os admiradores de Taylor Swift que optaram por não comparecer ou não puderam ir ao show remarcado, o TF4 oferecerá reembolso integral;
  • O público que tiver despesas extras e prejuízos com passagens e hospedagens, poderá solicitar o recebimento do dinheiro de volta junto à organização do evento.

Taylor Swift, artista renomada internacionalmente, precisou reprogramar sua última apresentação no Rio de Janeiro (RJ), inicialmente agendada para o sábado, 18. O motivo desse adiamento foi uma intensa onda de calor na cidade, com temperaturas superando os 41°C. 

Infelizmente, no show anterior de Taylor Swift, ocorreu uma tragédia, com o falecimento de Ana Clara devido a uma parada cardiorrespiratória provocada pelas condições climáticas durante a apresentação da cantora.

Taylor Swift surpreendeu fãs e espectadores ao anunciar o cancelamento do espetáculo quando a multidão já preenchia o estádio do Engenhão, após horas de espera. A notificação ocorreu de forma inesperada, impactando especialmente os turistas de outros estados. 

A notícia pegou muitos fãs de desprevenidos, pois já haviam pago passagens de retorno programadas para o domingo, sem previsão de estadia. Para os admiradores de Taylor Swift que optaram por não comparecer ou não puderam ir ao show remarcado, o TF4 oferecerá reembolso integral

A empresa fornecerá duas alternativas de ressarcimento: a primeira em forma de créditos na plataforma e a segunda por meio de estorno. É importante ressaltar que o reembolso não é um direito. 

No entanto, o público que tiver despesas extras e prejuízos com passagens e hospedagens, poderá solicitar o recebimento do dinheiro de volta junto à organização do evento. Especialistas, no entanto, alertam que é possível reaver os valores após buscar um acordo junto à justiça. 

Companhias aéreas como Gol e Latam afirmaram a possibilidade de remarcar os voos de domingo para segunda-feira, sem a necessidade de pagar taxa após o adiamento do show de Taylor Swift.

Já a companhia Azul, informou que, o fã que desejar, poderá cancelar o voo sem taxa e que o valor será revertido em créditos ou estorno para a compra de uma nova passagem. 

Procon-RJ investiga adiamento do show de Taylor Swift

O Procon-RJ instaurou uma investigação no intuito de apurar se houve ou não violação aos direitos dos consumidores em relação à segurança e saúde dos fãs que foram assistir ao show de Taylor Swift na sexta-feira, 17, quando uma jovem morreu. 

No dia seguinte, a autarquia notificou a empresa organizadora que respondeu aos questionamentos. O material está em análise pelos peritos e advogados do Procon-RJ, e agora está anexado ao relatório do setor de fiscalização. Caso a irregularidade seja identificada, a empresa poderá ser multada em até R$ 13 milhões.

Taylor Swift pode ser punida pelo adiamento do show?

O adiamento do show não agradou a maioria dos fãs. No entanto, o fato de o espetáculo ter sido anunciado para acontecer no dia mais quente do ano, gerou a necessidade de reavaliar a execução do evento. A decisão pode partir tanto do artista quanto de sua produção, a depender das circunstâncias. 

Vale destacar que, questões de saúde e segurança são motivos relevantes para tais decisões. Logo, nestas circunstâncias, não há do que reclamar. É importante estar ciente de que, no Brasil, não há um prazo mínimo previsto em lei para o cancelamento de eventos. 

Já o Código de Defesa do Consumidor  exige que qualquer alteração seja comunicada aos consumidores o mais rápido possível, e que sejam oferecidas alternativas como reembolso ou remarcação.

Além disso, a aplicação de multas à produção e à artista depende dos termos contratuais entre a cantora e a organização do evento. Se o cancelamento violar o contrato, pode haver penalidades financeiras. Entretanto, em casos de força maior ou questões de saúde e segurança, é possível que tais multas não sejam aplicáveis.

Como solicitar o reembolso do show de Taylor Swift?

A Ticket For Fun disponibilizou, em seu site, um link para os fãs de Taylor Swift que optarem por reembolso do ingresso adquirido para o show adiado de sábado. Os interessados terão de preencher a solicitação até às 6h (horário de Brasília) do dia 20 para obterem o valor do ingresso adquirido.

Vale destacar também que esse cancelamento é irreversível e que o formulário só poderá ser preenchido uma vez, pelo titular da compra e por número de pedido. Após o preenchimento do formulário, se os dados estiverem corretos, o reembolso será realizado de acordo com o canal e meio de pagamento utilizados para a compra.

Passo a passo do reembolso para compras online

  • Acesse este link e preencha o formulário para solicitação do reembolso do valor do ingresso adquirido;
  • Caso a compra tenha sido efetuada em cartão de crédito, após o envio do formulário preenchido corretamente, o valor pago será creditado na próxima fatura ou fatura subsequente do mesmo cartão utilizado para a aquisição do ingresso, de acordo com a data de fechamento;
  • Para compras efetuadas com crédito wallet, o valor estará disponível em sua carteira virtual no prazo de até 30 (trinta) dias úteis a contar do envio do formulário preenchido corretamente, para ser utilizado em eventos futuros produzidos ou coproduzidos pela T4F, até a data de 31/12/2023;
  • Caso a compra do ingresso tenha sido efetuada parcialmente com crédito wallet e o saldo em cartão de crédito, o reembolso será proporcional às formas de pagamento utilizadas e seguirá o disposto nos itens anteriores, ou seja, parcialmente em crédito wallet (carteira virtual) e o saldo na próxima fatura ou fatura subsequente do mesmo cartão de crédito utilizado para a aquisição do ingresso, de acordo com a data de fechamento.‍

Passo a passo do reembolso para compras presenciais

  • Acesse este link e preencha o formulário para solicitação do reembolso do valor do ingresso adquirido;
  • Caso a compra do ingresso tenha sido efetuada com crédito wallet, o valor estará disponível em sua carteira virtual no prazo de até 30 (trinta) dias úteis a contar do envio do formulário preenchido corretamente, para ser utilizado na compra de ingresso para eventos futuros produzidos ou coproduzidos pela T4F, até a data de 31/12/2023;
  • Caso a compra tenha sido efetuada em dinheiro/depósito bancário, cartão de débito ou cartão de crédito, o titular da compra do ingresso deverá preencher o formulário com os seus dados bancários, observado que a conta bancária obrigatoriamente deverá ser da mesma titularidade do titular da compra do ingresso. Nestes casos, o reembolso ocorrerá por meio de depósito bancário, na conta bancária a ser indicada no referido formulário, no prazo de até 30 (trinta) dias úteis a contar do envio do formulário preenchido corretamente;
  • Caso a compra do ingresso tenha sido efetuada parcialmente com crédito wallet e o saldo em dinheiro/cartão de débito/cartão de crédito, o reembolso será proporcional às formas de pagamento utilizadas;
  • Na eventualidade do cadastro do titular da compra estar incompleto ou incorreto, será facultado à T4F solicitar ao titular da compra o envio do ingresso original pelos Correios (ou outra modalidade de entrega), conforme orientações a serem oportunamente fornecidas pela T4F, previamente à realização do reembolso.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.