Em pouco tempo o abono salarial voltará a ser pago aos trabalhadores com carteira assinada. O benefício que é concedido uma vez por ano atinge pelo menos 25 milhões de trabalhadores, e equivale um 14º pagamento, uma renda extra concedida aos funcionários que ganham os menores salários.
A Caixa Econômica e o Banco do Brasil são os bancos responsáveis pela liberação, respectivamente, do PIS (Programa de Integração Social) e do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público). O abono salarial é depositado no primeiro semestre do ano, e terá início em breve.
Quem vai receber o abono salarial em 2024?
Para ter direito ao abono salarial em 2024 é preciso ter cumprido todos os requisitos listados pelo Ministério do Trabalho no ano-base que significa o ano de referência. Desde 2020 a base tem sido o ano retrasado ao de pagamento, ou seja, para receber o PIS/PASEP em 2024 é preciso ter trabalhado em 2022.
Além de ter cumprido naquele mesmo ano as seguintes normas:
- Trabalhou por no mínimo 30 dias com carteira assinada em 2022;
- Recebeu no máximo dois salários mínimos por mês;
- Está inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
- Foi incluso na declaração de RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), ou eSocial enviado pela empresa.
Quando será pago o abono salarial de 2024?
Baseado no mesmo calendário de 2023, o abono salarial de 2024 será pago em um prazo de 6 meses. Dando aos trabalhadores a chance de saque online até dezembro, quem não cumprir com o prazo ainda tem cinco anos para receber, mas aguardando o início de um novo calendário.
O pagamento vai acontecer da seguinte forma:
- De fevereiro a julho, beneficiando um grupo diferente por mês.
- PIS: a Caixa considera o mês de nascimento do trabalhador, começando por janeiro e terminando em dezembro. São feitas combinações com dois meses de aniversariantes por pagamento;
- PASEP: o Banco do Brasil considera o número do PASEP, começando com o final 1 terminando com o final 0.
Como consultar o valor do abono salarial
A partir de janeiro do próximo ano será possível consultar o valor do abono salarial, quando o dinheiro caí e principalmente se tem direito. Basta seguir o passo a passo:
- Acesse o App Carteira de Trabalho Digital e faça login no Gov.br;
- No menu escolha “Benefícios”;
- Em seguida, selecione “Abono salarial”;
- Filtre pelo ano-base “2022”;
- Verifique se tem direito ao pagamento, quando ele será feito e o valor.