Certidão de contribuição do INSS pode ser emitida ONLINE; veja o passo a passo

Necessária para a abertura de pedido de aposentadoria pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a certidão de contribuição com o Instituto pode ser emitida online. O documento é essencial para que os trabalhadores possam comprovar suas contribuições com o órgão federal.

Certidão de contribuição do INSS pode ser emitida ONLINE; veja o passo a passo
Certidão de contribuição do INSS pode ser emitida ONLINE; veja o passo a passo. (Imagem: FDR)

O serviço pode ser realizado online, por meio do portal Meu INSS, que está disponível neste link. De acordo com o instituto, a ferramenta está disponível para servidores públicos de todo o país.

Confira como emitir a certidão de contribuição do INSS:

  • Após acessar a plataforma do Instituto Nacional, o segurado deverá selecionar a opção novo pedido;
  • Em seguida, será preciso digitar “certidão de tempo de contribuição” e buscar pela opção;
  • Na lista que será apresentada, clique no nome/serviço necessário;
  • Na página seguinte, a plataforma apresentará algumas informações para o segurado;
  • Após ler o texto, ele deverá seguir com as instruções apresentadas.

Caso o servidor público já possua a certidão, também é possível realizar a inclusão, alteração ou até mesmo exclusão de algum período por meio da plataforma. Para tal, ele deverá solicitar o serviço de “Revisão de Certidão de Tempo de Contribuição”.

Nesse caso, outro passo a passo deve ser seguido. Após acessar a plataforma, o segurado precisará clicar no serviço escolhido e selecionar a opção de revisão. Para tal, ele deverá apresentar os seguintes documentos:

  • Número do CPF;
  • Documento oficial do órgão para comprovar que você é servidor e está trabalhando;
  • Além da declaração, o INSS também aceita o contracheque como comprovante.

De acordo com o órgão federal, o prazo médio para que o serviço seja realizado é de 45 dias. Também é possível acompanhar o andamento por meio do portal. Para tal, o cidadão deve selecionar a opção “Consultar Pedidos” ao realizar o login na plataforma. Em seguida, ele deve encontrar seu processo na lista e clicar na opção detalhar para conferir o andamento.

Confira mais detalhes sobre os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social neste link.

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.